Na abertura do evento da convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, manifestou solidariedade ao povo gaúcho atingido pelas enchentes. Com a bandeira do Rio Grande do Sul estampada ao fundo, no telão, Ednaldo pediu a todos presentes que respeitassem um minuto de silêncio às vítimas das enchentes no Estado.
No evento, que ocorreu nesta sexta-feira (10) na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente da confederação, além de destacar o apoio às vítimas, comentou sobre uma possível paralisação do futebol brasileiro:
— A CBF reitera sua solidariedade ao povo gaúcho, as seleções e todo o sistema do futebol Muitos falam na paralisação do futebol e todos são sensíveis a essa situação. Tudo que chegar a CBF será discutido no conselho técnico de cada competição, seja Série A, B, C ou D e também das (competições) sul-americanas. No momento em que tem tanta dor, existe desencontro nas informações e é importante buscar com a CBF ou secretária de competições as informações.
Ednaldo ainda mencionou a plataforma criada pela própria entidade o início da semana cujo o intuito é arrecadar doações financeiras para ajudar os atingidos. Tal iniciativa foi agradecida pelo gaúcho Rodrigo Caetano, coordenador-executivo de seleções da CBF.
— Queria manifestar minha solidariedade total e restrita por conta de toda essa tragédia que assolou o meu Estado. Boa parte da minha trajetória como atleta foi construída no Rio Grande do Sul. Então, essa dor que o povo gaúcho sente também é minha, é nossa, é da CBF e é de todo o povo brasileiro. Gostaria de agradecer a todos que estão colaborando com o nosso Estado, porque o povo gaúcho tem, não só no seu hino, mas nas suas características, ser modelo à toda a terra — manifestou Rodrigo Caetano.