Nesta segunda-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou algumas medidas de apoio às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul. Uma das principais ações é a doação de R$ 1 milhão da entidade para os atingidos, que será feita em uma plataforma criada pela própria confederação em parceria com a Imply — empresa que atua na área de ingressos para partidas de futebol.
O programa visa mobilizar o futebol brasileiro neste momento de crise climática no RS. As doações pelo site poderão ser feitas por pessoa física ou jurídica. A Cimed, laboratório farmacêutico que patrocina a confederação, também vai oferecer R$ 1 milhão em medicamentos. Toda a receita arrecadada será enviada aos necessitados.
— A CBF e a Seleção Brasileira se solidarizam com esse momento de dor de todo o povo gaúcho em decorrência da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste momento grave, a CBF tem a iniciativa junto com os atletas da Seleção Brasileira de conclamar todo segmento do futebol, clubes, federações, atletas, árbitros e torcedores, a direcionarem contribuições para ajudar as pessoas que passam por esse grave problema — afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em comunicado.
Jogadores da Seleção, como Vinicius Jr e o capitão Danilo, além do técnico Dorival Junior, gravaram vídeos para uma campanha de estímulo a doações.
Na semana passada, a CBF decidiu suspender os jogos que envolviam equipes gaúchas em todas as competições. Esta medida foi tomada para priorizar o auxílio à população e demonstrar solidariedade neste cenário atípico, como salientou Ednaldo:
— O mais importante neste momento de dor é termos o braço estendido para que possa amenizar o sofrimento de tantos gaúchos.