O austríaco Dominic Thiem não voltará a jogar em Roland Garros. Finalista do torneio em 2018 e 2019, o tenista de 30 anos, que recentemente anunciou que vai se aposentar ao final da temporada, foi eliminado nesta quarta-feira (22), na segunda rodada do qualifying, pelo finlandês Otto Virtanen, número 156 do mundo, que fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5, em duas horas e 19 minutos de partida disputada na quadra Suzanne Lenglen, uma das principais do complexo parisiense.
Apesar do currículo, Thiem não recebeu um convite para entrar no quadro principal do Grand Slam francês e teria que conseguir sua vaga passando pelo qualifying. Após a eliminação, houve uma pequena cerimônia na quadra para se despedir do austríaco.
Ovacionado pelo público, o Top-3 do ranking e dono de 13 títulos no circuito recebeu da diretora do torneio, Amélie Mauresmo, um troféu com as camadas das quadras de saibro de Roland Garros.
—Obrigado por esta maravilhosa despedida, tenho realmente uma relação especial com este torneio. Desde o segundo ano em que joguei aqui, cheguei à final juvenil e rapidamente construí um vínculo magnífico com o torneio e o público—declarou Thiem.
Após uma séria lesão nos ligamentos do punho direito no em 2021, o austríaco caiu para a 131ª posição no ranking da ATP nesta semana. Ele não passa da primeira rodada do quadro principal de Roland Garros desde que chegou às quartas de final em 2020 e desde a contusão não voltou a recuperar seu melhor nível.
* AFP