Em jogo marcado pelas quebras de saque, a brasileira Bia Haddad Maia venceu a norte-americana Emma Navarro por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/5, em jogo que teve 2h16min de duração e está classificada para as quartas de final do WTA 500 de Estrasburgo, na França.
Disputando o torneio pela primeira vez na carreira, a paulista estreou direto na segunda rodada por ser a segunda cabeça de chave. Sua próxima rival será a russa Liudmila Samsonova, 19ª do ranking, que eliminou a quinta favorita, a canadense Leylah Fernandez por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/2. Este será o primeiro confronto entre elas.
Bia começou a partida diante de Navarro perdendo o saque nos dois primeiros games de saque, o que deixou a adversária com confortáveis 3-0. Porém, conseguiu devolver uma quebra em 1-3 e depois outra para empatar em 4-4. Com o placar igualado, a paulista manteve o serviço e emplacou nova quebra de saque para virar o set e vencer por 6/4, após uma hora de jogo.
Se o set inicial foi marcado por cinco quebras de saque em dez games jogados, o segundo mostrou uma instabilidade ainda maior das duas jogadoras na hora de sacar. No total foram oito quebras em doze games disputados.
Emma Navarro começou quebrando o saque de Bia Haddad, mas logo a seguir a brasileira devolveu a quebra para com um novo break em 4-2 se adiantar no marcador. Mas a norte-americana não se entregou em encostou em 3-4, quebrando mais uma vez. Porém, sem conseguir confirmar o serviço viu a brasileira abrir 5-3 e sacar em 40-15. Mas em um momento de ótimas jogadas, tenista dos Estados Unidos que é a 24ª do mundo ganhou 10 em 12 pontos jogados e não só salvou os dois match-points contra como virou para 6-5 e sacou para empatar.
Mas o problema do jogo estava no saque e Navarro perdeu a chance e deu a brasileira a oportunidade de jogar o tie-break. E o rumo da partida virou mais uma vez. Bia Haddad Maia simplesmente ganhou os seis primeiros pontos jogados e depois só precisou de um bom saque para marcar 7-1 e garantir vaga nas quartas de final. Com a vitória, ela está recuperando a 13ª colocação no ranking da WTA, que havia sido perdida no começo desta semana, após o WTA 1000 de Roma.
Luisa Stefani avança nas duplas
Na chave de duplas, a paulista Luisa Stefani e a holandesa Demi Schuurs estrearam vencendo as russas Diana Shnaider e Vera Zvonareva por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/5 e se classificaram para as quarats de final.
Cabeças de chave número 2, Stefani e Schuurs vão enfrentar a mexicana Giulina Olmos e a russa Alexandra Panova, que eliminaram a norueguesa Ulrikke Eikeri e a estoniana Ingrid Neel por 6/4 e 6/3. Na última semana, as duas parcerias se enfrentaram em Roma e a dupla da brasileira acabou sendo eliminada.