A Conmebol anunciou na noite deste sábado (4) que os jogos do Grêmio, pela Libertadores, e do Inter, pela Sul-Americana, foram adiados. A entidade fez o comunicado após ser informada das condições no Rio Grande do Sul, que enfrenta tragédia climática sem precedentes na história do Estado. A Conmebol não informou quais serão as novas datas das partidas.
O jogo do Inter estava originalmente previsto para ocorrer na próxima terça-feira (7), às 21, na Bolívia, contra o Real Tomayapo. O Grêmio enfrentaria o Huachipato, no Chile, às 19h, na quarta (8).
A confirmação do adiamento veio em um comunicado da Conmebol, que listou os pontos avaliados para a decisão e manifestou apoio ao povo gaúcho.
— Nos solidarizamos com todo o Estado do Rio Grande do Sul, manifestando nosso apoio à situação que atravessa — finalizou a nota.
A equipe comandada por Eduardo Coudet chegou a realizar uma atividade neste sábado, no Estádio Beira-Rio. Mesmo assim, a direção colorada trabalhava com o cenário de adiamento do jogo.
A direção do Grêmio também estava em contato com a Conmebol desde a última sexta-feira (3) para informar os responsáveis pela organização da Libertadores da situação enfrentada em Porto Alegre. Além das condições prejudicadas de deslocamento, o aeroporto Salgado Filho está fechado para pousos e decolagens por tempo indeterminado na Capital.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias naturais da sua história. O número de mortes por conta dos efeitos da chuva chegou a 62 neste sábado (4). Há 74 pessoas desaparecidas.
O nível do Guaíba no Cais Mauá atingiu 5m22cm às 20h deste sábado. Se trata da maior enchente da história de Porto Alegre, superando a marca de 1941. A prefeitura alerta para que moradores evitem a área central e o Quarto Distrito.