Uma iniciativa da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e de grandes nomes da modalidade, iniciada na sexta-feira (10), será mais uma fonte de recursos para as vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Um leilão solidário na CBB Store com peças históricas de atletas como Tiago Splitter, Kamilla Cardoso, Oscar Schmidt, entre outros, está sendo promovido e todo o valor arrecadado será repassado para instituições que trabalham no resgate, acolhimento e reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas no estado.
As duas primeiras peças que entraram em leilão são uma camiseta de jogo autografada de Tiago Splitter no San Antonio Spurs, utilizada no ano da campanha do título da franquia do Texas na NBA, em 2014. O lance inicial em R$ 1.400,oo.
—É uma jersey histórica, da campanha do meu título na NBA, em 2014, com o San Antonio Spurs. E autografada. Um item muito legal da minha história— conta Splitter, o primeiro brasileira a vencer a principal liga de basquete do mundo.
Grande destaque na NCAA, o maior torneio universitário de basquete dos Estados Unidos, onde se consagrou bicampeã, Kamilla Cardoso é a grande aposta do Brasil para retomar o caminho de conquistas no feminino. A pivô que recentemente foi escolhida como a número 3 do draft da WNBA, Chicago Sky, colocará um par de tênis autografado da Air Jordan, que foi usado por ela no título da AmeriCupW, em 2023, e na campanha do bicampeonato da NCAA. O lance inicial é de R$ 1.200,00.
— Uso poucos tênis e esse é o mais importante que tive. Fui MVP da AmeriCupW e bicampeã e MVP da NCAA com ele. Eu espero que possa ajudar muitas pessoas com o valor do arremate —projeta a atleta nascida em Minas Gerais.
Nos próximos dias, outras peças de memorabília autografadas entram em leilão. Uma das mais aguardadas é um par de tênis usados por ídolo Oscar Schmidt, até 2024 o maior pontuador da história do basquete mundial, que faz parte do Hall da Fama FIBA e Springfield e ainda é o recordista de pontos na história dos Jogos Olímpicos.
As peças foram doadas pelos atletas, são dos seus acervos pessoais, e serão enviadas para quem arrematar cada uma dentro do prazo previsto e respeitando todo o regulamento do leilão solidário, disposto em www.cbbstore.com.br/leilão.
Os números mais recentes das enchentes no RS
A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul afetou 445 dos 497 municípios do Estado e causou mais de uma centena de mortes. O desastre climático ainda afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. A chuva também levou o Guaíba ao maior nível já registrado, batendo o recorde de 5m35cm.
De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h deste sábado (11), a chuva causou 136 mortes — são 10 a mais do que no balanço anterior, das 18h de sexta.
Pelo menos 756 pessoas se feriram. Há 125 desaparecidos — eram 141 no fim da tarde de sexta. O RS tem 339.925 desalojados e 71.398 pessoas em abrigos.