A união de esforços para recuperar o Rio Grande do Sul e as medidas emergenciais anunciadas pelo Governo Federal receberão um significativo valor, que seria destinado aos projetos e ações do esporte no Estado. No total, esses recursos somam mais de R$ 26 milhões, que serão destinados às áreas que o Governo do Estado decidir que são prioritárias.
De acordo com o ministro do Esporte, André Fufuca, a hora é de agir para salvar vidas e ajudar o Rio Grande do Sul a se reconstruir.
— Estamos pondo em prática o lema do governo do presidente Lula: união e reconstrução. Por isso, o Ministério do Esporte se une ao esforço coletivo do Governo Federal e dos parlamentares gaúchos, que liberaram os recursos das emendas de bancadas e emendas de comissão para recuperar os estragos causados pela enchente — disse o ministro ao fazer o anúncio.
A decisão será de grande importância para a sociedade gaúcha. Uma medida que poderia ser adotada no nível estadual. Sei que muitos projetos dependem do financiamento municipal, estadual e federal. Mas é hora da sobrevivência, e o esporte também terá o seu tempo de reconstrução.