A Champions League já tem os quatro semifinalistas da temporada 2023/24: de um lado, PSG e Borussia Dortmund disputam uma vaga na final. O vencedor vai encarar quem se der melhor entre Real Madrid e Bayern de Munique, que se classificaram nesta quarta-feira (17). Os jogos de ida estão marcados para 30 de abril e 1º de maio, e as partidas de volta, em 7 e 8 do mesmo mês. A final será em 1º de junho, no Wembley, em Londres.
Nas quartas de final, o PSG não se intimidou com a derrota por 3 a 2 no primeiro jogo para o Barcelona. Com dois gols de Mbappé, a equipe saiu perdendo na Espanha, mas virou para 4 a 1 e saiu com a classificação. No outro jogo de terça-feira (16), o Borussia Dortmund também contrariou a vitória de 2 a 1 do Atlético de Madrid na ida e fez 4 a 2 na partida disputada na Alemanha.
Já nesta quarta, o Manchester City recebeu o Real Madrid no Etihad Stadium após o empate em 3 a 3 no jogo de ida. A equipe espanhola saiu na frente com o brasileiro Rodrygo, mas levou o empate com Kevin De Bruyne. Sem definição na etapa regulamentar e na prorrogação, a decisão foi os pênaltis, e os merengues venceram por 4 a 3.
No outro duelo do dia, Bayern de Munique e Arsenal entraram em campo na Allianz Arena pela partida da volta com o placar agregado empatado em 2 a 2. O time da casa sofreu para furar a marcação dos visitantes, mas Kimmich balançou as redes na segunda etapa e garantiu o clube alemão na semifinal da Champions League.
Como chega o PSG para a semi da Champions?
O clube francês busca o título inédito, após dois anos sendo eliminado nas oitavas de final. A equipe não chegava a uma semifinal desde a temporada 2020/21. Antes disso, o time bateu na trave e foi vice-campeão em 2019/20, quando o torneio foi realizado em menos jogos devido à pandemia de covid-19.
Desta vez, é também a última chance de Kylian Mbappé conquistar o título europeu pelo PSG, já que tudo indica como certa a transferência dele para o Real Madrid ao final da temporada. O poder de decisão do craque é a principal força da equipe de Luís Enrique, que não fez grande campanha até então: classificou em segundo lugar na fase de grupos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Nas oitavas, superou um adversário mais fraco, o Real Sociedad.
A remontada contra o Barcelona foi um ponto fora da curva, mas com desempenho abaixo na derrota na ida. O time empilhou atacantes, que tiveram dificuldades em encontrar espaços, ainda que tenham conseguido marcar duas vezes. Já no jogo de volta, foi o astro que desequilibrou, além da expulsão do zagueiro Ronald Araújo.
Borussia Dortmund retorna à semi após 11 anos
Os alemães caíram no "grupo da morte", junto de PSG, Milan e Newcastle, mas surpreenderam conseguindo a classificação na liderança, com apenas um revés, justamente para o próximo adversário, o time de Paris. Nas oitavas, o time comandado por Edin Terzic passou sem sustos pelo PSV. A situação foi diferente contra o Atlético de Madrid, que tem um time mais estrelado.
A última semifinal de Liga do clube havia sido na temporada 2012/13, quando foi vice-campeão para o Bayern de Munique. O único remanescente é o zagueiro Hummels, que chegou a defender a equipe da Baviera. Ele é um dos mais representantes dos experientes no elenco, que se junta a jovens talentos como o parceiro de zaga Schlotterbeck e os atacantes Sancho e Adeyemi. Ainda com tenha destaques individuais, o trunfo do Borussia é justamente obediência tática da orquestra montada por Terzic no que é o primeiro trabalho como técnico do alemão.
O favorito Real Madrid
O Real Madrid é o maior campeão da Champions League, com 14 títulos, e sempre entra no torneio como um dos favoritos ao troféu. Na temporada 2023/24, a equipe madrilenha caiu no Grupo C, que tinha também Napoli, Braga e Union Berlin, e ficou em primeiro lugar na chave com 18 pontos. Nas oitavas, bateu o Red Bull Leipzig com 2 a 1 no agregado, e nas quartas de final superou o Manchester City.
O time comandado por Carlo Ancelotti tem jogadores brasileiros como os principais destaques. Vini Jr. é um dos líderes de participações em gols na equipe, e Rodrygo já se tornou o jogador do país com mais gols pelo Real Madrid na competição. Além da dupla de ataque, o técnico italiano tem à disposição atletas experientes como Rudiger, Toni Kroos e Luka Modric, e o talento do jovem Jude Bellingham.
Retomada do Bayern de Munique
Bayern de Munique busca a sétima taça do torneio e já viveu fases melhores. Acostumado a ser um dos times mais temidos na Europa, o clube perdeu o título do Campeonato Alemão pela primeira vez em 11 anos, para o Bayer Leverkusen, e sofreu para chegar às quartas de final da Champions. Sob o comando de Thomas Tuchel, integrou o Grupo A ao lado de Manchester United, Copenhagen e Galatasaray, e fez 16 pontos.
O time alemão perdeu para a Lazio no jogo de ida das oitavas por 1 a 0, mas conseguiu a classificação em casa ao fazer 3 a 0 na partida de volta. A Allianz Arena também fez a diferença no duelo pelas quartas de final contra o Arsenal. Na Inglaterra, o Bayern empatou em 2 a 2 com os comandados por Arteta, e na Alemanha garantiu a vaga nas semis ao vencer por 1 a 0.
Um dos principais destaques do clube na temporada é o atacante Harry Kane, que vive a expectativa de levantar o primeiro troféu da carreira. O título pode chegar às mãos do centroavante inglês em um lugar que ele conhece bem, já que a final deste ano será no Estádio de Wembley, em Londres. Contudo, para isso, Kane e companhia precisam passar pelo Real Madrid nas semifinais.