O principal duelo das quartas de final da Champions League foi o que mais demorou a ser decidido. Manchester City e Real Madrid se enfrentaram no Etihad Stadium neste quarta-feira (17) e mantiveram o equilíbrio no placar do primeiro jogo. Empate no tempo normal em 1 a 1, na prorrogação mais igualdade e nos pênaltis o Real Madrid garantiu a classificação para a semifinal.
O brasileiro Rodrygo marcou para o maior campeão da Champions League. Kevin De Bruyne empatou para o atual vencedor. A partida em si foi dominada pela equipe inglesa, mas os espanhóis conseguiram segurar a pressão e jogaram com inteligência. Nos pênaltis, o contestado goleiro Lunin defendeu duas cobranças e colocou os espanhóis na semifinal.
City comanda o jogo, mas Real aguenta a pressão
O início da partida foi estudado e com poucas chances, uma para cada lado. Primeiro, em uma jogada aérea, Haaland conseguiu cabecear e a bola bateu no travessão. No rebote, Bernardo Silva chegou desequilibrado e não conseguiu completar para o gol.
Aos 12 minutos, o Real Madrid conseguiu abrir o placar. Após um chutão da defesa, Bellingham fez um ótimo domínio e abriu o jogo para Valverde. O uruguaio acionou Vini Jr., que cruzou rasteiro para o meio da área na direção de Rodrygo. Walker teve a chance de afastar, mas não acertou a bola, e o brasileiro teve duas chances para marcar. Na primeira, Ederson fez boa defesa, mas no rebote o Rayo colocou os espanhóis na frente.
A resposta do City foi minutos depois. Kevin De Bruyne chegou pela direita e buscava Haaland, mas Lunin apareceu bem para evitar o empate. No restante do primeiro tempo, os donos da casa pressionavam, com algumas chances criadas, como um quase gol olímpico de De Bruyne, mas que foi salvo por Lunin. Enquanto isso, o Real buscava encaixar um contra-ataque com a dupla brasileira na frente, mas sem efeito.
No retorno do intervalo, o City voltou com vontade. Logo aos dois minutos, De Bruyne conseguiu uma finalização de primeira na entrada da área, mas parou em boa defesa de Lunin. Aos seis, quase Nacho fez um gol contra. Haaland foi lançado, mas o zagueiro conseguiu antecipá-lo, mas, em vez de deixar para o goleiro, ele deu um toque na bola que ia entrar, contudo ele mesmo conseguiu afastá-la para longe.
Após muita pressão, mas pouca criação, o City achou o gol de empate. Aos 30 minutos, Jérémy Doku, que entrou no lugar de Grealish, recebeu pela esquerda e cruzou na área. Rudiger errou na hora de afastar e a bola sobrou no pé de Kevin De Bruyne, que bateu forte para estufar a rede. Dois minutos depois, quase saiu o segundo do time inglês. De Bruyne arriscou de fora da área e Lunin fez boa defesa.
O meia belga teve a terceira chance na sequência. Akanji apareceu de surpresa pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio. De Bruyne apareceu livre, quase na marca do pênalti, mas isolou na finalização. Na reta final do segundo tempo, o City teve a chance de marcar no escanteio. Haaland chegou bem na bola, mas a finalização foi ruim e o duelo foi à prorrogação.
Prorrogação na igualdade
No tempo extra, o domínio seguiu sendo do City. Álvarez entrou no lugar de Haaland, dando mais dinâmica ao ataque inglês. Mesmo com a posse de bola da equipe de Guardiola, a melhor chance do primeiro tempo da prorrogação foi do Real. Bahím Diaz jogou a bola na área e Rudiger saiu livre para finalizar, mas o alemão "zagueirou" e isolou na finalização.
Na segunda etapa, o time espanhol sentiu o cansaço e Carvajal precisou ser substituído por cansaço. O brasileiro Militão entrou em campo pela Champions League após meses lesionado. No tempo extra, nada de gols e a vaga foi definida nos pênaltis.
Lunin brilha nos pênaltis
Álvarez começou batendo para o City e deslocou Lunin. Modric cobrou a primeira do Real Madrid e Ederson defendeu o chute no canto direito. A segunda cobrança foi de Bernardo Silva, que arriscou no meio, mas o goleiro ucraniano ficou parado e fez a defesa com tranquilidade. Bellingham igualou para o Real Madrid após deslocar Ederson.
Na terceira cobrança, Lunin defendeu mais uma vez. Kovacic bateu rasteiro no canto direito e Lunin fez ótima defesa. Lucas Vázquez bateu para o Real e deslocou Ederson para colocar os espanhóis na frente. Phil Foden foi o quarto a cobrar e fez com segurança. O capitão Nacho também foi seguro e deixou o placar 3 a 2.
Na quinta cobrança do City, o goleiro Ederson foi para a cobrança e fez um belo gol. No entanto, Rudiger cobrou para o Real Madrid e marcou para a classificação dos merengues.
Com a vaga garantida, o Real Madrid enfrenta o Bayern de Munique, que superou o Arsenal, em uma das semifinais. Os jogos de ida das semifinais ocorrem em 30 de abril e 1º de maio e os de volta em 7 e 8 de maio. No outro confronto, Borussia Dortmund e PSG se enfrentam pela vaga na final em Londres.