Apesar de uma temporada irregular, com oito vitórias e nove derrotas, a brasileira Bia Haddad Maia segue entre as 15 melhores do ranking mundial da Associação de Tênis Feminino (WTA). Na lista divulgada nesta segunda-feira (1), a paulista permanece na 13ª posição, com 2.870 pontos e está a 568 pontos da letã Jelena Ostapenko, décima colocada.
Nesta semana, Bia disputará o WTA 500 de Charleston, nos Estados Unidos. Convidada da organização ela será a cabeça de chave número 5 e vai estrear na segunda rodada, contra a vencedora do confronto entre as norte-americanas Caroline Dolehide e Kayla Day. Se avançar poderá encontrar a russa Veronika Kudermetova, 19ª do mundo, nas oitavas de final.
Um bom desempenho será importante para a canhota de 27 anos não ser superada pela italiana Jasmine Paolin, que está uma posição atrás no ranking e com apenas cinco pontos de diferença para a brasileira.
Campeã em Miami, Danielle Collins ganhou 31 colocações e é a número 22 do ranking, longe da sétima posição que ela ocupou em julho de 2022. No Top-10, três mudanças. A grega Maria Sakkari saiu do nono para o sétimo lugar, superando a chinesa Qinwen Zheng e a tcheca Marketa Vondrousová, que perderam uma posição cada.
A polonesa Iga Swiatek, eliminada nas oitavas de final em Miami, segue absoluta na liderança. Com 10.835 pontos, ela tem confortáveis 2.790 pontos de vantagem para a bielorrussa Aryna Sabalenka, que caiu na segunda rodada do WTA 1000 encerrado no domingo.
Classificada para os Jogos Olímpicos de Paris, Laura Pigossi segue como número 2 do Brasil. A paulista caiu três posições e está em 119º lugar. Nesta semana, a campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 irá disputar o WTA 250 de Bogotá, na Colômbia. Sua estreia acontecerá na terça-feira (2), contra a argentina Nadia Podoroska, sexta cabeça de chave do torneio e semifinalista em Roland Garros em 2020.
Terceira melhor jogadora do país, Carolina Meligeni ganhou 28 colocações na classificação da WTA e está em 305º lugar, mas ainda distante da 165ª posição atingida em setembro de 2022.