A brasileira Érica Sena conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Marcha Atlética por equipes, em sua estreia na temporada olímpica nos 20 km. Com o tempo de 1h29min22seg, a atleta do Pinheiros (SP) só ficou atrás da peruana Kimberly García León, campeã com 1h27min12seg, e da chinesa Ma Zhenxia, prata com 1h27min55seg, na prova disputada neste domingo (21), em Antalya, na Turquia. Esta é a segunda vez que neste evento ela sobre no pódio. Em 2016, em Roma, também terminou na terceira posição.
Classificada para a disputa de sua terceira Olimpíada, a atleta que completará 39 anos em maio está em Portugal realizando sua preparação para os Jogos de Paris.
—No começo da temporada, quando ia competir em Dundice (Eslováquia), eu tive uma virose e não pude competir. Demorei um pouco para me recuperar, mas depois, em Portugal, consegui fazer uns treinos bem legais. Estava motivada para essa competição, esperando por um bom resultado. Falta muito pouco, mas minha preparação está indo muito bem e estou muito motivada para competir nos Jogos Olímpicos pela terceira vez — comentou a pernambucana, que foi sétima no Rio em 2016 e, em Tóquio, em 2021, acabou em 11º lugar.
Outras brasileiras participaram da prova feminina. Mayara Luize Vicentainer (Iabc/Fmebc-SC) terminou na 32ª posição, com o tempo de 1h36min56seg. Gabrielly Cristina dos Santos (Fecam/Assercam-PR) ficou em 60º lugar, com a marca de 1h47min59seg, Na disputa por equipes, o Brasil ficou na sexta posição. A campeã foi a China, seguida de Peru e Espanha. Itália e França terminaram em quarto e quinto, respectivamente.
Sueco vence no masculino
Na prova dos 20 km masculino, Matheus Correa (Aablu-SC) fez a sua melhor marca do ano e ficou em 30º lugar, com 1h22min41seg. Seu companheiro de clube, Paulo Henrique Ribeiro foi o 70º, com 1h37min59seg. Lucas Mazzo (Caso-DF) acabou desqualificado. A vitória dos 20 km ficou com o sueco Perseus Karlstrom, que completou a prova em 1h18min49seg. O pódio ainda teve os espanhóis Paul McGrath (1h19min14seg) e Diego García (1h19min51seg).
Entre as equipes, a medalha de ouro foi para a Espanha, que ainda teve Álvaro López em oitavo. A prata ficou com o Japão. O bronze foi da Itália. O Brasil não obteve ao menos três resultados para pontuar.