Os skatistas brasileiros conquistaram mais um importante resultado na história da Street League Skateboarding (SLS), a Liga Mundial da modalidade. Em San Diego, nos Estados Unidos, Rayssa Leal venceu a prova feminina e Giovanni Vianna ficou com a segunda colocação, no masculino. A competição foi encerrada na noite de sábado (20), na Califórnia, e o Brasil ainda teve Kelvin Hoefler na quarta colocação e Felipe Gustavo em quinto.
Rayssa Leal, que já havia se sagrado campeã da primeira etapa do Tour, em Paris, começou sua apresentação com um 7.7 em sua primeira volta e logo depois conseguiu um 7.5 e não trocou a sua pontuação. A maranhense terminou como líder desta fase, superando a japonesa Momiji Nishiya (7.3) e a australiana Chloe Covell (7.2).
Já nas manobras, Rayssa abriu com 7.8 e pressionou ainda mais as adversárias. Na sequência, um encaixe perfeito, que valeu um 8.8 e a liderança cada vez mais consolidada. A brasileira errou sua terceira tentativa, mas nada que preocupasse, já que na quarta, ela acertou uma trick no corrimão e obteve um 8.3. Logo depois, Chloe Covell errou e o título foi confirmado para a vice-campeã olímpica em Tóquio, que ainda fez uma última manobra que foi premiada com uma nota 9, algo muito raro na modalidade.
No final, Rayssa Leal terminou com 32.6 e faturou o título, seguida por Chloe Covell (29.8) e japonesa Momiji Nishiya (23.0), que fecharam o pódio.
Brasileiros tem bom desempenho na disputa masculina
A decisão masculina contou com três brasileiros e Giovanni Vianna garantiu o segundo lugar com dois Nine Clubs entre as manobras: 9.1 e 9.0, na primeira e na segunda manobra, respectivamente. O campeão do Super Crown de 2023 totalizou 33.4. O título ficou com o norte-americano Braden Hoban (35.5).
Kelvin Hoefler também contabilizou dois 9 Clubs: 9 na segunda volta (a primeira teve nota 9, mas apenas uma das voltas entra na somatória) e 9.1 na segunda tentativa de manobra. O vice-campeão olímpico ficou muito perto do pódio. Ele somou 26.9 contra 27 do português Gustavo Ribeiro, terceiro colocado. Felipe Gustavo foi o quinto, com 26.1 na pontuação final.
A quarta etapa da SLS será disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, na última semana de maio.