A seleção brasileira feminina de rugby sevens começou a 6ª etapa do Circuito Mundial, em Hong Kong, com derrotas para França e Nova Zelândia. As Yaras ocupam a nona posição na classificação da temporada e, após sete disputas, as oito melhores equipes da temporada seguirão para a etapa final, em Madrid, na luta pelo título, enquanto as quatro últimas jogarão contra as quatro melhores da segunda divisão pela permanência na elite mundial. O objetivo neste torneio é chegar à frente da Grã-Bretanha, oitava no ranking.
No primeiro jogo desta sexta-feira (5), as brasileiras enfrentaram a França, terceira colocada da temporada, e fizeram um bom jogo. No final, vitória francesa por 28 a 17, com tries marcados por Anne-Cécile Ciofani, Valentine Lothoz, Joanna Grisez e Séraphine Okemba e quatro conversões de Jade Ulutule. O Brasil chegou a sair na frente, com um try de Biana, que ainda voltaria a marcar mais uma vez. Thalia fez o terceiro try brasileiro no jogo, enquanto Raquel Kochhan marcou a única conversão.
—Nunca estamos felizes onde estamos, pois queremos sempre melhorar e empurrar nossos limites. Tivemos um camp de preparação com nosso consultor e elevamos nossos parâmetros. As Yaras estão bem, animadas, e em busca de mais evolução — afirma Will Broderick, treinador da seleção.
A segunda partida do Brasil foi contra a Nova Zelândia, vice-líder do circuito e vencedora das duas últimas etapas da competição. As atuais campeãs olímpicas e vice-campeãs da Copa do Mundo venceram por 33 a 7. Michaela Blyde abriu a contagem para as neo-zelandesas.
Com nítida vantagem física, a seleção da Oceania conseguiu mais dois tries com Shiray Kaka e duas conversões de Tyla King. Com o placar de 19 a 0 contra, o Brasil marcou um try com Milena e conversão de Raquel Kochhan. Mas não teve chance reação brasileira: Risi Pouri-Lane, com um try e uma conversão, e Jorja Miller, com mais um try, fecharam o placar.
Nas outras duas partidas do Grupo A, a França derrotou a Grã-Bretanha por 34 a 7 e a Nova Zelândia bateu as britânicas por 24 a 5.
O Brasil voltará a campo no sábado (6) para encarar a Grã-Bretanha. A partida está marcada para a 1h34min (de Brasília). A vitória será fundamental na disputa pela oitava colocação no ranking e a sequência na temporada e poderá valer um lugar nas quartas de final em Hong Kong. As Yaras venceram as britânicas pela última vez em 2021.
Hong Kong é considerada a etapa mais badalada do Circuito, por ser a mais antiga e considerada o berço do Circuito Mundial. O Hong Kong Sevens nasceu em 1976 e redefiniu o papel do Rugby Sevens no cenário internacional, criando o terreno para a criação do Circuito em 1999. O estádio do torneio, o Hong Kong Stadium, receberá a competição pela última vez na história, pois um novo estádio será inaugurado na cidade no ano que vem.