No final de março, a torcida do Brasil de Pelotas foi surpreendida quando o clube anunciou a demissão do técnico Fabiano Daitx através das redes sociais. Nos bastidores, apurou-se que a relação com os dirigentes durante o Gauchão fora conflituosa, embora o clube tenha atingido o objetivo de permanecer na Série A e ainda ter se classificado às quartas de final.
Eles esperavam um time mais flexível, sem ser tão fiel às convicções defensivas, e assim decidiram apostar em Alessandro Telles, de trabalho destacado no São Luiz pela conquista da Recopa Gaúcha, diante do Grêmio.
— É difícil falar “não” para o Brasil, para uma torcida dessas, de um clube com essa história. O Brasil vem em uma crescente. Vimos isso no Gauchão. Tentando voltar a ser o Brasil que sempre foi. E é isso que nós esperamos na Série D — disse o técnico em sua apresentação.
Novos reforços liberados
Desde então, Telles teve pouco mais de um mês até o jogo de estreia, contra o Concórdia, no domingo (28). O novo técnico recebeu reforços e soube que poderia utilizá-los na última terça (23), quando o clube sanou uma dívida com o Thiago Gomes, que treinou o clube em 2022, e se livrou de uma proibição de registrar novos nomes no BID.
Entre os contratados está o volante Araújo, revelado pelo Grêmio em 2015. Também chegaram ao Bento Freitas o lateral-esquerdo Eduardo Jesus (do Botafogo), além dos atacantes Adriano Klein (Anápolis) e Gabriel Pereira (São Luiz). Este, por uma fratura no tornozelo, não poderá atuar tão cedo. Por outro lado, está em testes Agustín Milar, filho do ídolo Claudio Milar, que morreu no acidente do ônibus do clube, em 2009.
Reforços do Brasil para a Série D
- Eduardo Jesus, lateral-esquerdo, ex-Botafogo
- Adriano Klein, atacante, ex-Anápolis-GO
- Gabriel Pereira, atacante, ex-São Luiz
No ano passado, ao reagir no segundo turno, o Brasil obteve classificação para a fase de mata-mata, mas caiu no primeiro adversário, o Patrocinense-MG. Desta vez, o clube pelotense almeja brigar pelo acesso à Série C.
Grêmio Esportivo Brasil
- Cidade: Pelotas (RS)
- Fundação: 7/9/1911
- Estádio: Bento Freitas
- Participações na Série D: 4
- Em 2023: eliminado na 2ª fase
- Última vez na Série C: 2022
- Técnico: Alessandro Telles, 54 anos