Recuperação e obsessão. Após de se livrar do rebaixamento no Campeonato Gaúcho, o Avenida inicia neste sábado (27) a caminhada em busca do acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, para disso, terá que apresentar um bom desempenho na Série D, a começar pelo confronto com o Cascavel, às 15h30min, nos Eucaliptos.
A salvação da queda à Divisão de Acesso na última rodada do Gauchão, atrelada ao início da competição nacional, dá uma nova oportunidade para o Avenida satisfazer seus torcedores. Para tanto, as mudanças começaram nos bastidores. Márcio Nunes foi demitido e deu lugar à contratação do técnico William Campos, de 36 anos.
Como trata-se de uma longa caminhada até o acesso, o comandante prefere pensar em um duelo por vez. Assim, o primeiro passo é conseguir uma vaga entre os quatro dos oito clubes que estão no Grupo A8 e avançar às oitavas de final.
— O clube chega num momento de reconstrução. Saíram alguns atletas que estavam no Gauchão, alguns permaneceram e outros chegaram para construir esse elenco. O nosso objetivo, assim como de todos da chave, é buscar a classificação entre os quatro. Vai ser uma grupo muito forte, com adversários difíceis, com estrutura e investimento, mas acredito que nós conseguimos montar um grupo forte e com jogadores que conhecem a competição — destacou Campos, que fará sua primeira temporada como treinador do Avenida.
Durante o período de intertemporada, o Avenida disputou apenas um amistoso. Em Santa Cruz do Sul, o Periquito goleou o Novo Hamburgo, que também disputará a Série D, em 5 a 1.
— Procuramos aproveitar o período sem jogos da melhor maneira possível, então esses dias de preparação foram importantes para conseguirmos fazer um time forte, competitivo, que é o que a competição vai exigir. Acredito que chegaremos bem já para a estreia. Vamos procurar fazer um grande jogo contra o Cascavel, para merecermos os primeiros três pontos, que serão importantes para a nossa sequência — concluiu o treinador.
Saídas
Entre as saídas confirmadas estão a dos goleiros Ruan Carneiro e Lúcio, dos zagueiros Jessé e Patrick Borges, do lateral-esquerdo Alan Cardoso, dos meio-campistas Chicão e Jhonata Ferreira e dos atacantes Felipe Cruz, Hélio Paraíba e Jean Carlo.
Reforços
O Alviverde anunciou nove reforços para a competição, incluindo o retorno do lateral-direito Celsinho, que disputou o Gauchão no início da temporada. Entre os outros nomes que chegaram estão os do goleiro Rafael Pin, dos zagueiros Bruno Jesus, Darlan e Kevlin Silva, do volante Elias Telles e dos atacantes Branquinho, Flávio Torres e Tony Júnior.