Uma das mais tradicionais e importantes provas do país, a Maratona de São Paulo será disputada no domingo (7). Esta será a 28ª edição do evento, que ainda terá outras três distâncias — 5 km, 10 km e 21 km. A prova é primeira do país a conseguir o Selo World Athletics, e começará às 6h10min, com largada e chegada no Parque do Ibirapuera.
Em quase três décadas, a competição reuniu alguns dos principais nomes das corridas de rua do Brasil e inúmeros destaques do Exterior. A Maratona de São Paulo tem o recorde de tempo em maratona no Brasil desde 2002, quando Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004, venceu com 2h11min19seg. Já a brasileira Marcia Narloch é a atleta com maior número de vitórias, três no total, obtidas nas edições de 1999, 2000 e 2005.
Neste ano, mais uma vez, a Maratona de São Paulo contará com destaques nacionais e de outros quatro países, Uganda, Etiópia, Bolívia e Quênia. No masculino, as atrações são o paulista Ederson Vilela, campeão da Maratona de Curitiba e vice na Volta Internacional da Pampulha no ano passado, e o mineiro Renilson da Silva, terceiro colocado na Meia Maratona Internacional de São Paulo 2023 e quarto colocado na Maratona de Foz do Iguaçu em 2023. Outros nomes importantes são o também paulista Geilson Conceição, campeão na Maratona de Porto Alegre em 2022 e bicampeão da Maratona de Salvador (2019 e 2021); e Franck Caldeira, campeão da São Silvestre, Volta da Pampulha, entre outras.
Entre os estrangeiros, os grandes nomes são o atual campeão, o queniano Vestus Cheboi, que no ano passado foi o segundo colocado nos 10 km da Tribuna, o seu compatriota Nicolas Kosgei, vencedor da Tribuna em 2019 e quarto na Maratona de Kigai, em Ruanda (2023), o ugandense Moses Kibet, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e da Meia Maratona Internacional de Guarulhos, ambas em 2023 e o etíope Gosa Seyoum, vencedor da Meia Maratona de Nanjing Xianlin na China em 2023.
Já na disputa feminina, os principais nomes são as quenianas Faridah Chelanga, campeã da Maratona de Curitiba 2023 e oitava na Laos Marathon 2023; Emily Chebet, vencedora da 2ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos e vice na Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2023; a boliviana, Helen Baltazar Medina, quarta colocada na Maratona do Campeonato Pan-Americano de Maratona em Caracas (Venezuela - 2023) e a brasileira Renata Moreno dos Santos, quarta colocada na Maratona Internacional de São Paulo 2023.
No ano passado, o queniano Vestus Cheboi Chemjor foi o vencedor ao completar os 42 km em 2h15min20s, em sua primeira participação. A marca do queniano é das melhores da história da competição. No feminino, a etíope Yadeni Alemayehu, levou a melhor, com 2h34min48.