Faltou pouco para que dois dos principais judocas do Brasil subissem ao pódio no Grand Slam de Antalya, encerrado neste domingo (31), na Turquia. A dupla fez boa campanha e chegou à disputa de medalhas, mas ambos foram derrotados nos segundos finais das lutas que valiam medalha de bronze.
Campeão do Grand Prix da Áustria há três semanas, Leonardo Gonçalves estreou na segunda rodada da categoria meio-pesado (até 100kg) e venceu o cazaque Adilet Sapargaliyev. Logo depois, o atleta da Sogipa (RS) passou por Dzhakhongir Madzhidov, do Tajiquistão, e foi encarar o campeão olímpico em Tóquio, o japonês Aaron Wolf, que acabou superado pelo brasileiro.
Na semifinal, Leo enfrentou um velho conhecido, o canadense Shady El Nahas, que acabou levando a melhor e se classificou para a decisão. Com a derrota, o número oito do ranking olímpico foi para a disputa do bronze contra o mongol Gonchigsuren Batkhuyang.
Em uma luta de boa estratégia, o brasileiro, que havia perdido os dois confrontos anteriores para o asiático, forçou o adversário a sofrer duas punições. Ele liderava o combate até o final do tempo regulamentar. Porém, com o cronômetro marcando três segundos para esgotar os quatro minutos de disputa, Batkhuyang conseguiu uma entrada e derrubou Leonardo para vencer por ippon.
Curiosamente esta foi a única luta no bloco final dos 100kg. O português Jorge Fonseca, derrotado pelo brasileiro na final na Áustria, ficou com o ouro sem encarar El Nahas, que lesionado não compareceu. O mesmo acabou valendo para Wolf, que não precisou lutar com o russo Arman Adamian.
Outro brasileiro dos 100kg, Rafael Buzacarini (Pinheiros-SP) venceu o húngaro Zsombor Veg, na estreia, e foi derrotado pelo suíço Daniel Eich, na segunda rodada.
Baby esbarra na lenda francesa
Dono de duas medalhas olímpicas de bronze (Londres-2012 e Rio-2016), o pesado (acima de 100kg) Rafael Silva também foi ao bloco final. Número 17 da corrida olímpica, ele estreou na segunda rodada, quando venceu o montenegrino Anto Dubreta.
Nas oitavas, passou pelo estoniano Karl Priilinn Turk. Mas, nas quartas de final, Baby teve pela frente o francês Teddy Riner, nove vezes campeão mundial e bicampeão olímpico em 2012 e 2016. O europeu levou a melhor nas punições (3 a 2) e garantiu uma vaga nas semifinais.
Rafael Silva foi para a repescagem e nas punições (3 a 1) passou pelo finlandês Martii Puumalainen, o que o habilitou a disputar um lugar no pódio contra o russo Valeriy Endovitskiy — que acabou vencendo o atleta do Pinheiros com um imobilização no último segundo. Até aquele momento, a luta estava igualada com uma punição para cada e se encaminhava para o golden score.
Teddy Riner confirmou o favoritismo e derrotou, na final, o japonês Tatsuru Saito, por waza-ari. O alemão Erik Abramov garantiu a segunda medalha de bronze.
Rafael Macedo perde na repescagem
O Brasil ainda teve dois representantes na categoria médio (até 90kg). E, mais uma vez, Rafael Macedo (Sogipa) obteve melhor resultado que Marcelo Gomes (Flamengo), o que o deixa mais próximo de ficar com a vaga brasileira nos Jogos de Paris.
Rafael ocupa o 13º lugar no ranking olímpico e estreou na segunda rodada, superando o alemão Martin Matijass. Nas oitavas de final, ele passou pelo belga Sami Chouchi, até parar no uzbeque Davlat Nobonov, nas quartas. Derrotado, ele foi para a repescagem e não conseguiu vencer o húngaro Peter Safrany, terminando em sétimo lugar.
Marcelo Gomes venceu duas lutas, contra David Klammert, da República Tcheca, e Erlan Sherov, do Quiguistão, mas foi eliminado nas oitavas de final pelo francês Maxime-Gaël Ngayar Hambou.
Na disputa do ouro, o japonês Sanshiro Murao virou sobre o azeri Yugar Talibov no último minuto. Ele perdia por waza-ari, quando conseguiu empatar com a mesma pontuação a 49 segundos do final e marcou um ippon 20 segundos depois. O pódio ainda teve o cubano Ivan Silva Morales e o turco Mihael Zgank.
Categorias pesadas femininas sem brasileiras
O Brasil não teve representantes na disputas femininas no domingo. No meio-pesado (até 78kg), categoria da três vezes medalhista olímpica Mayra Aguiar, a francesa Madeleine Malonga ficou com o ouro. Na final, ela venceu a alemã Alina Boehm. O bronze foi dividido entre a chinesa Zhen Zhao Ma e a também alemã Anna-Maria Wagner.
No pesado (acima de 78kg), mais uma vitória da França. Julia Tolofua venceu a chinesa Yin Su, por ippon. As turcas Kayra Ozdemir e Hilal Ozturk completaram o pódio.
De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Grand Slam de Antalya, na Turquia, foi a última competição antes da primeira etapa da convocação olímpica, que ocorrerá no dia 4 de abril.