O Brasil encerrou sua campanha no Grand Prix de Judô da Áustria, disputado na cidade de Linz, com a primeira colocação no quadro de medalhas. A liderança foi assegurada neste domingo (10), com a conquista de duas medalhas de ouro, com Leonardo Gonçalves (Sogipa) e Beatriz Souza (Pinheiros-SP) e uma medalha de bronze com Rafael Buzacarini (Pinheiros), que somadas ao ouro de Larissa Pimenta colocaram a equipe brasileira à frente do Japão, que somou dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Campeão em Linz em 2023, Leonardo Gonçalves repetiu a excelente campanha da temporada passada ao vencer suas cinco lutas e se tornar bicampeão do evento na categoria meio-pesado (até 100kg).
O judoca da Sogipa não disputou a primeira rodada por ser um dos cabeças de chave. Sua estreia foi na segunda fase, quando venceu o alemão George Udjilauri com um ippon no golden score. Nas oitavas, seu rival foi o britânico Rhys Thompson, que também caiu por ippon no tempo extra.
Nas quartas, o número 11 do ranking olímpico da Federação Internacional de Judô (IJF) precisou de mais uma prorrogação para vencer o local Laurin Boehler. Na semifinal um delo nacional com Rafael Buzacarini, 15º na corrida olímpica, e vitória por waza-ari.
A medalha de ouro veio em duelo com o experiente português Jorge Fonseca, bicampeão mundial da categoria em 2019 e 2021 e bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi derrotado no golden score, após um combate equilibrado.
Esta foi a segunda medalha de ouro de Leonardo Gonçalves no circuito mundial da IJF. Ele ainda possui duas pratas e dois bronzes, além de quatro ouros e um bronze em Copas do Mundo e torneios abertos continentais. Com o resultado em Linz, ele se aproxima cada vez mais de ficar com a vaga do Brasil no meio-pesado nos Jogos Olímpicos de Paris.
Buzacarini ainda garantiu um lugar no pódio ao superar o sérvio Bojan Dosen por waza-ari. Na Áustria, ele estreou na segunda rodada vencendo o georgiano Mikheil Japaridze, por ippon. Na sequência superou o colombiano Francisco Balanta, com dois waza-ari, e nas quartas de final bateu o holandês Simeon Catharina, nas punições. Depois, veio a semifinal contra Leonardo Gonçalves.
Beatriz Souza começa temporada com título
Em sua primeira aparição na temporada, Beatriz Souza mostrou força ao levar o ouro na categoria pesado (+78kg) feminina. Número 8 na corrida olímpica, ela estreou vencendo Oxana Diaceno, da Moldávia, nas punições.
Já nas quartas de final fez um duelo contra a cubana Idalys Ortiz, campeã olímpica em Londres-2012 e dona de mais duas pratas e um bronze em Jogos Olímpicos, além de dois ouros, duas pratas e três bronzes em mundiais. Nas punições, a brasileira eliminou a cubana e avançou às semifinais, onde bateu a sérvia Milica Zabic, com dois waza-ari.
Na disputa do título, Bia derrotou a holandesa Marit Kamps por ippon. A europeia havia sido responsável pela eliminação de outra brasileira, Giovanna Santos (Flamengo), na segunda rodada. O pódio ainda teve Ortiz e Zabic.
—Estou muito feliz. Foi a primeira competição do ano e já com essa medalha linda. Agradeço muito a torcida de todos e toda energia positiva. Paris é logo ali— comentou Beatriz.
Rafael Macedo é sétimo
Quem também fez boa campanha foi o médio (até 90kg) Rafael Macedo. Número 13 do ranking olímpico, o judoca da Sogipa estreou no torneio a partir da segunda rodada, vencendo o sérvio Darko Brasnjovic nas punições. Nas oitavas de final passou pelo britânico Jamal Petgrave, com ippon no golden score, e nas quartas parou no georgiano Giorgi Jabniashvili, que conseguiu dois waza-ari.
Com a derrota, Macedo foi para a repescagem e acabou superado pelo israelense Li Kpchnan, que terminaria garantindo um bronze ao lado de Jabniashvili. Com a derrota, ele finalizou em sétimo lugar. A medalha de ouro ficou com o cubano Iván Silva Morales, que venceu o espanhol Tristani Mosakhlishvili na decisão.
Segunda melhor brasileira na categoria meio-pesado 9até 78kg), Karol Gimenes (Pinheiros) não passou pela francesa Ilana Bouvier, na primeira rodada. A alemã Anna Monta olek venceu a ucraniana Yuliia Kurchenko no golden score e ficou com a medalha de ouro. O pódio ainda teve outra ucraniana, Yelyzaveta Ltvynenko, e a croata Karla Prodan.
O Brasil não competiu no pesado masculino (+100kg), que foi vencido pelo cubano Abdy Granda. A prata ficou com o tcheco Lukas Krpalek. O gerogiano Guram Tushishvili e o alemão Losseni Kone dividiram o bronze.