Um dos principais nomes do judô brasileiro está de volta aos tatames. Bicampeão mundial da categoria meio-leve (até 66 kg), nos anos 2005 e 2007 e campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, João Derly passará a atuar como treinador da Sogipa, clube onde cresceu e fez toda sua vitoriosa carreira.
Aos 42 anos e depois de uma passagem pela política partidária, onde foi vereador, deputado federal, secretário estadual de esportes e lazer, além de candidato a prefeito de Porto Alegre, João Derly se despediu da política recentemente e comentou o tema em suas redes sociais.
— "Estar" na política (prefiro usar essa expressão a “ser político”) em nosso país é um desafio gigantesco. Poucos estão dispostos a ouvir projetos e propostas. A maioria busca apenas a repetição de discursos intolerantes contra este ou aquele lado. Nunca soube adotar essa postura política. Eu, por outro lado, prefiro o diálogo, a proposição de ideias e ouvir mais do que falar, o que muitas vezes me faz passar despercebido nesse cenário beligerante. Para quem tem a genuína vontade de trabalhar para fazer a diferença, torna-se impossível permanecer inerte diante de tudo isso — escreveu o ex-atleta, que acrescentou "posso dizer que novos projetos e sonhos estão nascendo".
Nos últimos dias, ele esteve acompanhando o medalhista olímpico Daniel Cargnin em seu retorno aos treinamentos no Japão. Na Sogipa, ele vai fazer um trabalho especial para iniciação, com o objetivo de descobrir novos talentos e também irá atuar com os atletas maiores, incluindo a categoria principal, que tem como treinador Kiko Pereira, que também é da seleção brasileira e que foi o formador de João Derly.
O contrato com a Sogipa e a oficialização da nova carreira de João Derly serão anunciados nos próximos dias.