Como foi antecipado por GZH há alguns dias, Daniel Cargnin voltará a competir pela seleção brasileira de judô nesta semana. O medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio está recuperado de uma fratura na fíbula sofrida na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, diante do colombiano Andrés Sandoval, que o impediu de disputar a final e o fez passar por uma cirurgia. Agora, ele disputará o Grand Prix da Áustria, que acontecerá neste fim de semana, nos dias 8, 9 e 10. A competição distribui até 700 pontos no ranking classificatório para os Jogos de Paris e, neste ano, contará com mais de 550 atletas de 80 países.
Nas últimas semanas, Cargnin esteve treinando no Japão e foi acompanhado de um grande nome história do judô brasileiro. O também gaúcho e bicampeão mundial (2005 e 2007) e ouro no Pan do Rio de 2007, no meio-leve (até 66kg), João Derly.
— Como eu botei uma placa no tornozelo não é a mesma coisa que antes. Estou me adaptando. Às vezes dá uma dorzinha, tenho que soltar (com o fisioterapeuta). Estou ansioso, sim, para voltar a competir, mas uma estratégia que eu adotei é pensar um dia de cada vez para não atrapalhar os processos. É um ano importante, que tem Jogos Olímpicos. Preciso criar metas pequenas para chegar lá no final e tentar sair com o melhor resultado possível, que é o ouro olímpico — disse o judoca da Sogipa ao site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
A competição é disputada na cidade de Linz e teve sua primeira edição em 2023. Logo na estreia, o Brasil conquistou uma medalha de ouro com Leonardo Gonçalves (-100kg) e duas de bronze com Marcelo Gomes (-90kg) e Giovanna Santos (+78kg).
Confira os convocados para a competição na Áustria:
Feminino:
48kg — Amanda Lima (Minas Tênis Clube-MG) e Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR)
52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ) e Larissa Pimenta (Pinheiros-SP)
57kg — Jéssica Lima (Sogipa-RS)
63kg — Ketleyn Quadros (Sogipa) e Nauana Silva (Pinheiro0)
70kg — Ellen Froner (Pinheiros) e Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama-RJ)
78kg — Karol Gimenes (Pinheiros)
+78kg — Beatriz Souza (Pinheiros) e Giovanna Santos (Flamengo-RJ)
Masculino:
60kg — Henrique Gusmão (Grêmio Náutico União-RS) e Michel Augusto (Sesi-SP)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa) e Gabriel Falcão (Instituto Reação)
81kg — Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa) e Rafael Buzacarini (Pinheiros)