O gaúcho Daniel Cargnin vai passar por uma cirurgia nos próximos dias. Após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ficar impedido de lutar na final contra o também brasileiro Gabriel Falcão, ele foi avaliado pelo departamento médico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e do COB e foi constatada uma fratura na fíbula.
A seleção brasileira ainda irá disputar a competição por equipe, na terça-feira (31). Depois retornará ao Brasil, e o judoca de 25 anos deverá ficar em São Paulo para realizar a cirurgia e iniciar o período de recuperação, para retornar e seguir pontuando no ranking classificatório para os Jogos de Paris.
— Achamos muito arriscado que ele voltasse para a final. Algum grau de lesão ligamentar ele teve, com certeza. Tivemos duas horas de convencimento e tivemos tempo pra avaliar e ele perceber que não estava melhorando. A preocupação era agravar a lesão com pouco tempo até a Olimpíada e comprometer o início do próximo ano, que é fundamental para a classificação para Paris — comentou ainda no domingo (29), o médico da seleção, Guilherme Garofo.
Esta será a segunda cirurgia de Cargnin na temporada. A anterior foi em abril, pouco antes do Campeonato Mundial. Na época, ele foi operado por causa de uma hérnia discal com compressão das raízes nervosas