Com a vitória no lançamento de disco feminino, a brasileira Izabela Rodrigues conquistou a primeira medalha de ouro do país no atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. As disputas da modalidade começaram nesta segunda-feira (30), no Estádio Nacional da capital chilena.
Izabela, bicampeã sul-americana, superou com um arremesso de 59m63cm a compatriota Andressa de Morais (59m29cm) e a jamaicana Samantha Hall (59m14cm), que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
— Estou muito feliz pela minha primeira medalha de ouro nos meus primeiros Jogos Pan-Americanos. Estou muito orgulhosa que o Brasil tenha conquistado as medalhas de ouro e prata. É maravilhoso — declarou Izabela Rodrigues na zona mista.
Izabela sucedeu a cubana Yaimé Pérez, medalhista de ouro em Lima-2019 e última campeã mundial do atletismo cubano com o título de Doha-2019. A brasileira de 28 anos liderou a competição desde o primeiro lançamento, no qual alcançou a marca vitoriosa de 59m63cm.
Andressa de Morais passou para o segundo lugar na quarta tentativa. Há quatro anos, a brasileira também terminou em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, mas acabou perdendo a medalha meses depois por suspensão devido a um doping.