O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de judô de Tashkent, no Uzbequistão, com apenas uma medalha, a de bronze, conquistada por Willian Lima no primeiro dia de disputas. Neste domingo (3), a equipe brasileira, assim como foi no sábado, não conseguiu colocar nenhum atleta na final e se despediu do torneio de forma melancólica.
Quem esteve mais perto de buscar uma medalha foi Giovanna Santos (Flamengo) na categoria pesado (acima de 78kg). Ela venceu a anfitriã, Durdona Nizomaddinova, por fusen-gachi (w.o) e passou na segunda luta ao bater Nazgul Maratova, do Cazaquistão, por waza-ari. Na sequência, no entanto, acabou sofrendo uma imobilização de Hilal Öztürk, da Turquia, com uma arbitragem polêmica, que retirou um waza-ari da brasileira. Giovanna acabou perdendo o foco com a decisão e baixou a guarda para a adversário, que não perdoou.
A campeã foi a chinesa Xin Su, que na decisão bateu a japonesa Run Takahashi. O bronze foi dividido entre a russa Elis Startseva e a japonesa Maya Segawa.
Já na categoria masculina, existia uma expectativa alta em cima de Rafael Buzzacarini Pinheiros-SP) na categoria meio-pesado ((até 100kg). Ele encontrou um adversário duro logo na primeira luta e acabou sendo derrotado nas punições para o uzbeque Shermukhammad Jandreev.
Leonardo Gonçalves (Sogipa) foi outro a cair logo na primeira luta do meio-pesado. Ele levou dois waza-ari e não foi páreo para Daniel Mukete, de Belarus. O campeão da categoria foi Muzaffarbeck Turoboyeb, do Uzbequistão. A prata ficou com o russo Matvey Kanikovskiy. O pódio ainda teve o polonês Piotr Kuczera e o japonês Dota Arai.
Já Giovanni Ferreira (Pinheiros) começou muito bem na categoria médio (até 90kg), ao vencer o uzbeque Jalolidin Kutbonmurodov com um ippon, mas foi eliminado na segunda fase para o grego Theodoros Tselidis nas punições .
Por fim, seu colega de clube e categoria, Marcelo Gomes, venceu as suas duas primeiras lutas frente Aram Grigoriam, dos Emirados Árabes Unidos, e de David Klamers, da República Tcheca, mas parou nas oitavas quando enfrentou o campeão mundial da categoria, Davlat Bobonov, de Uzbesquistão.
Na decisão, o grego Tselidis levou o ouro ao ganhar do b~ulgaro Ivaylo Ivanov. O italiano Christian Parlati e o uzbeque Daviat Bobonov completaram o pódio.
Os judocas brasileiros voltam ao tatame entre os dias 18 e 19 de março para a disputa do Panamerican Open, em Medellín, na Colômbia.