As estreias de Maria Portela e Maria Suelen Altheman, atletas que representaram o Brasil nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos, na comissão técnica da seleção brasileira sub-18 de judô foi altamente positiva. Na Copa Europeia de Porec, na Croácia, no final de semana passado, a seleção conquistou 15 pódios.
O evento contou com a participação de 23 países e 558 atletas. O Brasil enviou 55 judocas, a maior delegação da história, para a etapa que distribui pontos no ranking mundial sub-18 e no ranking nacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), classificatório para o Mundial juvenil.
Das 15 medalhas brasileiras, quatro foram de ouro, com Yuri Pereira, do Grêmio Náutico União, na categoria até 50kg; Juliana Yamasaki, do Palmeiras (SP), nos 44kg; Clarice Ribeiro, do Minas Tênis Clube (MG), nos 48kg; e Sophia Câmara, da Academia Espaço Marques Guiness (DF), nos 63kg.
Outros dois brasileiros chegaram à decisão e ficaram com a medalha de prata. Carlos Filho, da Associação Carlos Tevano (PE) nos 50kg, e Gabriela Silvam, do Judô e Dança Itajaí(SC) nos 70 kg.
A equipe brasileira ganhou ainda nove bronzes, com João Gabriel Santana, do Grêmio Náutico União, nos 55kg; Fernando Mitsuda, do Pinheiros (SP) nos -60kg; Silas Costa, do Grêmio Náutico União, nos 73kg; Luis Oliveira, do Judô e Movimento (SE), e Gustavo Reis, do Sesi (SP), ambos na na categoria acima de 90kg; Nycolly Carneiro, da AABB Curitiba (PR), nos 48kg; Rafaela Rodrigues, do Pinheiros, nos 52kg; Maria Hottis, da Impact Fight School (RJ), nos 70kg, e Agatha Paixão, do Instituto Reação (RJ), na categoria acima de 70kg.