O gaúcho Guilherme Toldo vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris. Neste domingo (17), a vaga foi confirmada logo após as primeiras disputas eliminatórias do Grand Prix de Washington, nos Estados Unidos, etapa válida pelo Circuito Mundial de Esgrima e que conta pontos na corrida olímpica.
Número 29 do ranking olímpico do florete e líder entre os atletas das Américas, com 48 pontos, o esgrimista do Grêmio Náutico União precisava fazer resultado igual aos principais concorrentes para carimbar o passaporte. Seu adversário mais próximo era o mexicano Diego Cervantes, com 31,625, que acabou eliminado ainda na fase de poules (grupos). O outro concorrente era o chileno Leopoldo Alarcón que entrou na competição com 20,875 pontos e para roubar a vaga do brasileiro necessitava chegar à decisão e ainda torcer para que Toldo caísse antes do quadro de 16 (oitavas de final).
E neste domingo, logo na primeira rodada eliminatória, o quadro de 64, Toldo foi derrotado pelo norte-americano Nick Itkin por 15 a 5, mas o resultado pouco importou para a classificação olímpica, já que Alarcón também perdeu para o francês Alexandre Sido, por 15 10.
Guilherme Toldo já disputou os Jogos em três oportunidades. Em Londres-2012, venceu o marroquino Lahoussine Ali e perdeu na segunda rodada para o norte-americano Race Imboden. Quatro anos mais tarde, no Rio de Janeiro, o atleta do Grêmio Náutico União chegou às quartas de final após derrotar o austríaco René Pranz, o japonês Yuki Ota, que era o campeão mundial, e Cheung Ka Long, de Hong Kong, antes de ser eliminado pelo italiano Daniele Garozzo, que se tornaria campeão olímpico. Em Tóquio em 2021, ele chegou com grandes expectativas, mas mesmo send top-20 do mundo acabou caindo na estreia diante do local Toshiya Saito.
Agora, a esgrima brasileira já tem dois atletas nos Jogos, já que a espadista Nathalie Moellhausen também assegurou vaga no começo do mês. Outros quatro esgrimistas do Brasil vão brigar por vagas no Pré-Olímpico da Costa Rica, nos dias 6 e 7 de abril. São eles: Alexandre Camargo (espada masculino), Mariana Pistoia (florete feminino), Henrique Garrigós (sabre masculino) e Karina Trois (sabre feminino).
Com a classificação de Toldo, o Time Brasil soma 169 vagas conquistadas para Paris em 30 modalidades, sendo 103 femininas e 51 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido (hipismo e revezamentos da natação).