A esgrima brasileira marcará presença em mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (8), Nathalie Moellhausen assegurou a vaga em Paris-2024, curiosamente sem precisar entrar em pista. Ela foi beneficiada pelo mau desempenho de suas duas adversárias nos quadros preliminares do Grand Prix de Budapeste, na Hungria, e já não pode mais ser alcançada no ranking olímpico.
Para Nathalie Moellhausen, campeã mundial de espada em 2019 e número 8 do ranking mundial, bastava que a canadense Ruien Xiao e a argentina Isabel Di Tella não fizessem campanha melhor que ela na Hungria. O evento em Budapeste é a penúltima competição da arma antes do fechamento do ranking que definirá as classificadas para os Jogos.
Na classificação mundial, a brasileira é a melhor atleta das Américas, na quinta colocação no geral (118 pontos). A segunda colocada no continente, Ruien Xiao, caiu no segundo quadro preliminar em Budapeste, ficando em 92º lugar e permanecendo com 75,5 pontos. A Copa do Mundo de Nanjing, na China, nos dias 22 e 23 deste mês, dará 32 pontos no ranking olímpico para a campeã e, desta forma, ela não poderá ser alcançada pela rival que está 42,5 pontos atrás.
O mesmo vale para Isabel Di Tella, terceira na corrida com 58 pontos. Ela também caiu a um jogo do quadro principal e terminou em 79º na classificação da competição húngara e dessa forma não pode atingir a pontuação da esgrimista ítalo-brasileira.
Esta será a terceira vez que Nathalie Moellhausen defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos. Em 2016, no Rio de Janeiro, ela fez uma histórica campanha e parou nas quartas de final, o melhor resultado olímpico de uma brasileira na modalidade. Já em Tóquio em 2021, acabou sendo derrotada logo na estreia.
Agora, já garantida em Paris, Nathalie entrará na pista em Budapeste para disputar o quadro principal, no domingo (10).
Com a classificação de Moellhausen, o Brasil tem 164 vagas conquistadas para Paris em 30 modalidades, sendo 102 femininas e 47 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido (hipismo e revezamentos da natação).
Demais brasileiras são eliminadas e homens competem no sábado
As outras quatro brasileiras em Budapeste, Victoria Vizeu, Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães e Marcela Silva, não avançaram para o quadro principal, caindo nos primeiros quadros preliminares. A competição masculina ocorre neste sábado (9) e tem Alexandre Camargo como grande destaque brasileiro, preparando-se para o Pré-Olímpico da Costa Rica, marcado para os dias 6 e 7 do mês que vem, em San José. Pedro Petrich e Leandro Seini também jogam o torneio em Budapeste.