O remo brasileiro garantiu duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã deste sábado (16), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, os barcos do single skiff peso leve masculino e feminino venceram suas regatas e asseguraram a classificação.
A primeira vaga veio com Beatriz Tavares (Botafogo), que venceu a final com 8min13seg54, quase três segundos à frente da mexicana Kenia Lechuca, a segunda colocada. A argentina Maria Sol Amaya foi a terceira, superando a paraguaia Alejandra Alonso. As duas últimas colocadas foram a peruana Adriana Sanguinetti e a cubana Yariuluis Cobas. Todas se classificaram para o torneio olímpico.
Medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, Beatriz disputará sua primeira olimpíada e será a oitava brasileira a participar dos Jogos na modalidade.
Logo depois foi a vez de Lucas Verthein (Botafogo) confirmar seu favoritismo. Ele venceu a final masculina do single skiff com grande vantagem para o uruguaio Bruno Cetraro, o segundo colocado. A diferença entre eles foi de 6seg08. O paraguaio Javier Insfran cruzou em terceiro. Dara Alizadeh (Bermuda) e , Reidy Cardona (Cuba) terminaram nas posições seguintes e também carimbaram o passaporte para Paris. O chileno Francisco Lapostol foi o sexto colocado.
Ouro no Pan de Santiago, quebrando um jejum brasileiro de 36 anos sem subir no degrau mais alto do pódio na competição, Lucas disputará sua segunda Olimpíada. Em Tóquio em 2021, ele chegou à final B e terminou com a 12ª colocação geral, a melhor do Brasil na modalidade em participações olímpicas.
Mas além das comemorações nos barcos do single skiff, o Brasil amargou duas decepções no double skiff peso leve. No feminino, Isabelle Flack e Manu Abreu terminaram em quarto e ficaram bem distantes das argentinas Sonia Baluzzo e Evelyn Silvestro, que venceram a prova, e das peruanas Alessia e Valeria Palacios, que terminaram em segundo e garantiram as duas vagas para Paris.
No masculino, os chilenos Cesar Abaroa e Eber Sanhueza lideraram do início ao fim e deixaram a Lagoa Rodrigo de Freitas com um das duas vagas em jogo. Os argentinos Alejandro Colomino e Pedro Dickson ficaram em segundo. Os gaúchos Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen acabaram na terceira posição.