A Sogipa vai aumentar sua equipe olímpica nos próximos dias. O clube de Porto Alegre está fechando a contratação da saltadora Letícia Oro Melo, bronze no salto em distância no Mundial de 2022 em Eugene, nos Estados Unidos.
Letícia, que é natural de Joinville, competia pela equipe da Associação Corville de Atletismo e agora vai assinar com o clube gaúcho. A atleta que tem 26 anos surgiu para o esporte ao se destacar na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2012.
Desde então passou a ser uma das apostas do atletismo brasileiro, vencendo competições nacionais, entre elas o Sul-Americano e o Troféu Brasil adulto, até chegar ao pódio no Mundial. A saltadora está atualmente treinando em Portugal, com a equipe do português José Uva, que trabalha com outro atleta da Sogipa, o triplista Almir Júnior, vice-campeão mundial indoor em 2018 e prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023.
José Uva é reconhecido como um dos principais treinadores de saltos do mundo e tem em seu time, a portuguesa Patrícia Mamona, prata no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em fevereiro, ao site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Letícia afirmou que o "objetivo (dos treinos em Portugal) é saltar mais de 7 metros". O índice classificatório para os Jogos Olímpicos é de 6,86m.