Um dia depois de assegurar a vaga olímpica do Brasil no caiaque (K1) individual, Pepê Gonçalves fez o tempo de 1min25seg54 e garantiu a medalha de ouro do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, que está sendo disputado no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro.
O brasileiro assegurou a primeira posição superando os tchecos Jakub Krejci (1min27segs34) e Matyas Novak (1min29s97). Os europeus competem, mas não são elegíveis para a classificação pan-americana e, dessa forma, as medalhas de prata e bronze foram para o norte-americano Tyler Westfall e o canadense Trevor Boyd, respectivamente.
— Para mim, o mais importante era a vaga olímpica, mas competição é competição e a gente gosta de ganhar. Consegui me concentrar e fazer uma boa prova— disse Pepê.
Classificada com antecedência para Paris, Ana Sátila fez 1min41s77 para garantir a vitória na canoa (C1) feminina. A canadense Lois Betteridge ficou com a segunda colocação ao completar o percurso em 1min51seg33. E em terceiro lugar, a italiana Carolina Massarenti com 2min03seg25.
— Eu fiquei muito feliz por fazer uma descida excelente e fiquei muito contente com o meu tempo comparado ao melhor barco. Esse parâmetro é muito bacana para mim. É um feedback positivo durante toda a minha preparação, que está focada nos Jogos Olímpicos de Paris, mas competir em casa é sempre maravilhoso e eu fiquei muito feliz com a minha performance, por ter ganhado hoje (sexta-feira) e defendido o meu título de campeã pan-americano— comentou Ana Sátila.
O Brasil ainda venceu na canoa (C1) masculina com Kauã da Silva. Ele terminou a prova com 1min37seg38, garantindo a primeira posição. O argentino Sebastian Rossi ficou em segundo lugar com 1min40seg02, enquanto o paraguaio Leonardo Curcel conquistou a terceira posição com 1min43s29.
Na final do C1 feminino sub-23, a campeã foi a argentina Nerea Castiglione. A brasileira Daniela Sofia e a canadense Lea Baldoni completaram o pódio. No masculino, o argentino Manuel Tripano foi o primeiro, seguido pelo mexicano Ricardo Fentanes e o brasileiro Luiz Antonio Pereira Machado.
Demais resultados:
- K1 Feminino Sub-23 - Daniela Sofia (BRA)
- C1 Masculino Junior - Geral Soto (CHI)
- K1 Feminino Junior- Nerea Castiglione (ARG)
- K1 Feminino Sênior - Lois Betteridge (CAN)
- K1 Sub-23 masculino - Josué José (EUA)
- K1 Junior masculino - Isaac Zimmerman (CAN)