A noite de sexta-feira (15) marcou a abertura do final de semana do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB). No Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, foram realizados os torneios individuais de habilidades, 3 pontos e enterradas.
O primeiro evento foi o torneio de habilidades, que teve com ganhador o argentino Franco Baralle, do Minas Tênis Clube (MG). Logo em sua primeira aparição na disputa, ele levou o troféu ao derrotar Felipe Motta, do Flamengo, na decisão.
Nas rodadas anteriores, Baralle passou por Paulo Lourenço, do Brasília Basquete (DF), e pelo compatriota Facundo Corvalán, da Unifacisa (PB).
— Foi muito legal, é uma experiência única para mim. Na Argentina tem esse tipo de evento, mas aqui é muito especial. Os caras elogiam muito esse evento, aproveitam, desfrutam. E eu vim aqui com essa expectativa, relaxar, aproveitar— comentou o argentino de 24 anos, que chegou nesta temporada ao basquete brasileiro.
Norte-americano é o melhor nos três pontos
A disputa de 3 pontos foi vencida pelo norte-americano Trevor Gaskins, da Unifacisa. Na primeira fase do torneio, 11 concorrentes precisavam acertar o maior número possível para ficar entre os dois finalistas. Neste ano, pela primeira vez na história, um dos participantes era um paratleta da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Juninho "Magic Hands".
Bicampeão, o pivô Rafael Hettsheimeir, do Corinthians (SP), abriu a disputa com 15 pontos. Felipe Vezaro (Minas Tênis Clube) fez a melhor marca da primeira rodada, ao acertar 22 bolas. Gaskins foi o penúltimo arremessador e empatou com Malcon Miller, do São Paulo (SP), ao anotar 19 pontos, mas levou vantagem no desempate por converter mais "money balls" (bola que vale o dobro de pontos).
Todos os atletas tinham 60 segundos para executar 25 arremessos. Juninho "Magic Hands" teve uma adaptação no tempo para estar em igualdade e arremessou em 80 segundos e terminou com 11 pontos.
Na decisão, Felipe Vezaro foi o primeiro a arremessar e marcou 16. Trevor Gaskins foi à quadra e converte 19 bolas para garantir o título.
Vitória brasileira no torneio de enterradas
No encerramento da noite, Zu Jr se sagrou campeão do torneio de enterradas. Na decisão, o ala do Sesi Franca (SP) superou Victor, do Pato Basquete (PR), para ficar com o título. Para chegar ao título, Zu Jr superou Daniel Onwenu, do Corinthians (SP), e, na sequência, venceu Alex Doria, do Paulistano (SP).
Ele ganhou os três duelos por 5 a 0, recebendo a preferência dos jurados que foram Leigh Ellis, jornalista australiano especializado em NBA; Tottus, dono do canal Tottus Dunks, especializado em enterradas e treinamentos de impulsão; Victão Basquete Pra Vida, influenciador digital e fundador do canal e da comunidade Basquete Pra Vida; Jefferson William, ex-jogador com 15 temporadas de NBB e MVP do Jogo das Estrelas 2019; e Juninho Magic Hands, jogador da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas.