O Brasil terminou o último dia de disputas do Grand Slam de Tbilisi de judô sem conquistar medalhas. Neste domingo (24), os atletas das categorias mais pesadas fecharam a programação na competição na Geórgia.
No pesado feminino (+78kg), Beatriz Souza terminou em sétimo lugar e acabou sendo a responsável pelo melhor resultado brasileiro do dia. Ela venceu suas duas primeiras lutas, contra Adiyasuren Amarsaikhan, da Mongólia, e Sarra Mzougi, da Tunísia, antes de ser derrotada pela japonesa Akira Sone.
Na repescagem, a judoca do Pinheiros-SP enfrentou a italiana Asya Tavano. A brasileira iniciou o confronto sofrendo um waza-ari, conseguiu empatar, mas perdeu a luta nas punições. Tavano terminou com a medalha de bronze, ao lado da sul-coreana Hyeon-ji Lee. A campeã foi a alemã Renee Lucht, que derrotou a francesa Coralie Hayme na decisão.
Marcelo Gomes (Flamengo-RJ) parou na estreia do médio (90kg). Ele perdeu para o sul-coreano Sung-ho Lee. A medalha de ouro foi conquistada pelo local Lasha Bekauri em decisão contra o azeri Eljan Hajiyen. O pódio ainda teve o sul-coreano Ju-yeop Han e o grego Theodoros Tselidis.
Rafael Buzacarini (Pinheiros) e Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS) seguiram a disputa pela vaga brasileira no meio-pesado (100kg), mas não passaram de suas primeiras lutas. Eles entraram direto na segunda rodada. Rafael caiu para o japonês Kotaro Ueoka e Leonardo, que na semana passada venceu o Grand Prix da Áustria, foi superado pelo uzbeque Rustam Shorakhmatov.
A categoria teve como campeão o espanhol Nikoloz Sherazadishvili, que venceu o canadense Shady El Nahas na decisão. O pódio ainda teve o austríaco Laurin Boehler e o húngaro Zsombor Veg.
Medalhista olímpico do pesado (+100kg), Rafael Silva (Pinheiros-SP) não passou da primeira rodada, derrotado pelo ucraniano Yevheniy Balyevskyy. O campeão foi Guram Tushishvili, da Geórgia. Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, foi prata. O bronze foi dividido pelo cubano Andy Granda e Saba Inaneishvili, da Geórgia.
O Brasil terminou a competição na Geórgia, que distribuiu pontos para a corrida de classificação olímpica, com dois pódios: os bronzes de Rafaela Silva e William Lima. O país não teve representante no meio-pesado feminino (78kg). A ucraniana Yulii Kurchenko garantiu o ouro, superando a holandesa Guusje Steenhuis na final. A ucraniana Yelyzaveta Ltvynenko e a alemã Alina Boehm ficaram com o bronze.
Antes do fechamento do ranking olímpico, serão disputadas mais cinco competições valendo pontos: o Grand Slam de Antalya, na Turquia, nos dias 1º e 2 de abril; o Campeonato Pan-Americano e Oceania, em abril; os Grand Slams de Dushanbe e Astana, em maio; e o Campeonato Mundial de Abu Dabi, também em maio.