O Brasil terminou o segundo dia de competições do Grand Slam de judô de Tbilisi, na Geórgia, sem medalha. Gabriel Falcão, da categoria meio-médio (até 81 kg), chegou a disputar a medalha de bronze, mas foi derrotado por Nugzari Tatalashvili, que compete pelos Emirados Árabes Unidos, neste sábado (22).
O judoca brasileiro sofreu uma punição logo no início do combate. Na sequência, o rival conseguiu uma pontuação e só precisou administrar a vantagem para vencer a luta e garantir um local no pódio. Falcão tem 20 anos e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Atleta do Instituto Reação (RJ), ele subiu da categoria leve (até 73 kg) para a meio-médio (até 81 kg).
Em sua campanha na Geórgia, ele começou derrotando o uruguaio Alain Aprahamian e depois superou o sérvio Islam Sogenov e o dominicano Medickson Del Orbe, antes de cair para o russo Timur Arbuzov, que seria o campeão, nas quartas de final.
Ba repescagem, Falcão venceu Dimitri Gochilaidze, da Geórgia, antes de disptuar o bronze com Tatalashvili. A medalha de prata ficou com o uzbeque Sharofiddin Boltaboev e o outro bronze foi para o israelense Sagi Muki. Ainda nos 81kg, Pedro Medeiros (Umbra-Vasco da Gama-RJ) venceu o armênio Mesrop Badalyan e perdeu para o alemão Dominic Resel.
A medalhista olímpica Ketleyn Quadros, bronze em Pequim 2008, também competiu neste sábado. Na categoria meiomédio (até 63 kg), ela foi eliminada pela holandesa Joanne van Lieshout, na primeira rodada da repescagem. Antes, a atleta da Sogipa (RS) havia vencido a russa Anastasiia Manannikova e a romena Florentina Ivanescu e perdido para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, que se tornaria a campeã do evento, nas quartas de final.
Outra brasileira nos 70kg, Nauana Silva (Pinheiros-SP) perdeu na estreia para a espanhola Cristina Cabana Pérez. Além da campeã Beuachemin-Pinard, o pódio ainda teve a polonesa Angelika Szymanska, prata, a sul-coreana Ji-su Kim e a holandesa van Lieshout, que dividiram o bronze.
Na categoria médio (até 70 kg), Ellen Froner (Pinheiros) e Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama-RJ) caíram na primeira luta. Luana, que folgou na rodada inicial, foi eliminada pela croata Barbara Matic, que terminaria com a medalha de ouro. Ellen caiu para a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown. O pódio ainda teve a holandesa Sanne van Dijke, prata, e a alemã Miriam Butkereit e a grega Elisavet Teltsidou, que repartiram o bronze.
Entre os homens, Michael Marcelino parou nas oitavas de final do peso leve (até 73kg). Ele venceu o turco Eren Aksoy e o local Giorgi Chikhelidze, antes de parar diante do israelense Tohar Butbul, nas quartas. Seu colega de clube, o Seis-SP, Vinícius Ardina, caiu na estreia para oAbubakr Sherov, do Tajiquistão. O ouro ficou com Lasha Shavdatuashvili, da Géorgia, que venceu o russo Karen Galstian na final. A medalha de bronze foi dividida entre o israelense Butbul e o japonês Soichi Hashimoto.
Neste domingo, acontecem as disputas das categorias mais pesadas. O Brasil será representado por Marcelo Gomes (Flamengo-RJ) nos 90kg; Leonardo Gonçalves (Sogipa) e Rafael Buzacarini (Pinheiros) nos 100kg; Rafael Silva (Pinheiros) na categoria acima de 100kg; e Beatriz Souza (Pinheiros) no peso +78kg.