São 16 trabalhos em jogo na fase final da Champions League 2023/2024. Certamente há treinadores com mais responsabilidades do que outros. No entanto, fazer uma boa campanha, de acordo com os objetivos de cada clube, é a missão final de todos os comandantes.
Entre os técnicos nas oitavas final do principal torneio de clubes da Europa, há quatro que já venceram o tão desejado título. Carlo Ancelotti, do Real Madrid, lidera a lista de maiores vencedores, com quatro. Ele é seguido de Pep Guardiola, do Manchester City, com três, enquanto com uma conquista estão Thomas Tuchel, do Bayern de Munique, e Luis Enrique, do PSG.
Outros 12 buscam vencer pela primeira vez a Champions League. Cada um sabe suas limitações e até onde suas equipes podem chegar, mas sonhar não custa nada. Conheça um pouco sobre cada um dos treinadores das oitavas de final da competição:
Os vencedores de Champions
Carlo Ancelotti
São quatro títulos de Champions League conquistados como treinador, dois pelo Real Madrid e dois pelo Milan — pelo qual também venceu como jogador. Desde 2021 no cargo, em sua segunda passagem pelo clube espanhol, Ancelotti tem contrato até 2026.
No total, ele já comandou equipes em 198 partidas na Champions League, com 115 vitórias, 41 empates e 42 derrotas. Aos 64 anos, mas com um time bastante jovem nas mãos, o treinador italiano quer aumentar seu número de títulos e entrar ainda mais para a história do torneio.
Pep Guardiola
Um dos desafiantes de Ancelotti na corrida por mais títulos da Champions League é o espanhol Pep Guardiola, de 53 anos. Foram duas taças levantadas pelo Barcelona — além de uma na época de jogador —, e a mais recente sendo erguida pelo Manchester City, atual campeão do torneio.
Ele tem 168 jogos na competição, com 108 vitórias, 34 empates e 26 derrotas. Além do Barça e do City, Guardiola também treinou o Bayern de Munique na Champions League, mas sem conseguir ser campeão.
Thomas Tuchel
Campeão com o Chelsea na temporada 2020/2021, o alemão Thomas Tuchel, 50 anos, entrou para a seleta lista de vencedores da Champions League, após bater na trave com o PSG na temporada anterior.
Atualmente no Bayern de Munique, as últimas campanhas não são positivas. Na carreira, Tuchel tem 62 partidas em que treinou seus clubes, 38 vitórias, nove empates e 15 derrotas. Além das equipes já mencionadas, ele também treinou o Borussia Dortmund.
Luis Enrique
O espanhol de 53 anos tem a missão de conquistar a primeira Champions League da história do PSG. Para isso, ele quer contar com seu histórico vencedor. Luis Enrique já venceu o torneio pelo Barcelona, em 2014/2015.
Seu retrospecto na competição é bom, com 40 jogos disputados, 27 vitórias, cinco empates e oito derrotas. No entanto, antes da temporada atual, ele não treinava um clube na Champions League desde 2017.
Chance de vencer pela primeira vez
Diego Simeone
O argentino de 53 já bateu na trave duas vezes com o Atlético de Madrid — equipe que ele treina desde 2011. Em ambas, Simeone e seus comandados foram derrotados para o Real Madrid.
Apesar dos fracassos nas decisões, o seu trabalho segue sendo valorizado e em algumas temporadas consegue surpreender. No total, o argentino tem 101 partidas treinadas na Champions League, com 50 vitórias, 25 empates e 26 derrotas.
Simone Inzaghi
Finalista na última temporada com a Inter de Milão, Simone Inzaghi ficou muito próximo de vencer a Champions League. Ele vem conseguindo extrair bons resultados da equipe italiana e acredita que neste ano é possível ser campeão.
Com três edições disputadas com a Inter e uma pela Lazio, o italiano de 47 anos tem 35 jogos disputados, 16 vitórias, 11 empates e oito derrotas.
Xavi
Campeão como jogador pelo Barcelona, Xavi quer repetir o feito como treinador. Aos 44 anos, o espanhol está em sua terceira disputa de Champions League com o Barça, e pela primeira vez passou da fase de grupos.
Ele vai sair do clube ao final da temporada, mas quer terminar sua passagem de três anos com o principal título. O Barcelona tem possibilidades de vencer a competição, apesar da equipe não ser a favorita, mas tem bons jogadores. Como treinador no torneio, Xavi já fez 14 partidas, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
Mikel Arteta
O responsável por colocar o Arsenal de volta na competição após sete anos foi Mikel Arteta. O treinador espanhol de 41 anos vem fazendo bom trabalho com os Gunners e almeja vencer o primeiro título do torneio da carreira e da história do clube.
Em sua primeira edição de Champions League, ele tem seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Podem sonhar
Marco Rose
A frente de um dos projetos que mais crescem no futebol europeu, o treinador alemão de 47 anos busca fazer história com o RB Leipzig. Ele treina o clube desde 2022, mas já teve outras experiências na Champions League.
Somando os trabalhos no Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach, além do Leipzig, Marco Rose tem 28 partidas, 13 vitórias, três empates e 12 derrotas.
Sérgio Conceição
Um treinador do Porto, considerado azarão, não sonhar em repetir o feito de José Mourinho em 2003/2004, está sendo muito racional. Sérgio Conceição, português de 49 anos, está em busca dessa glória na sua carreira.
Desde 2017 no comando do Porto, ele está na sexta edição de Champions League. A melhor campanha foi até as quartas de final. No total, Conceição já teve 48 jogos, 24 vitórias, sete empates e 17 derrotas.
Maurizio Sarri
O italiano de 65 anos está na Lazio desde 2021 e é sua quarta edição de Champions League na carreira. Em nenhuma vez Sarri ultrapassou as oitavas de final, mas nesta temporada ele pode surpreender.
No total, o italiano tem 29 partidas, com 15 vitórias, quatro empates e 10 derrotas. Na bagagem, entretanto, o italiano tem um título da Europa League conquistado pelo Chelsea.
Edin Terzic
Desde 2018 como treinador auxiliar do Borussia Dortmund, o alemão de 41 anos foi efetivado como técnico principal, teve uma experiência como diretor, e em 2022 retornou à beira do gramado. Ele está em busca de uma campanha histórica e acredita no talento da sua equipe para isso, visto que os alemães passaram em primeiro no "grupo da morte", contra PSG, Milan e Newcastle.
Em três edições de Champions League pelo Borussia, ele totaliza 18 jogos, sete vitórias, seis empates e cinco derrotas.
Bons trabalhos, mas pouca chance de título
Imanol Alguacil Barrenetxea
A grande surpresa da fase de grupos da Champions League foi a Real Sociedad, que é comandada por Barrenetxea desde 2018. Apesar do bom desempenho, sendo líder no Grupo D, a frente da Inter de Milão, é a primeira vez do treinador espanhol de 52 anos na competição.
Sua participação até o momento é de sete partidas disputadas, três vitórias, três empates e uma derrota — justamente no duelo de ida das oitavas de final.
Peter Bosz
O experiente treinador holandês, de 60 anos, não tem muita experiência na Champions League. Contudo, em sua primeira temporada pelo PSV, conseguiu levar a equipe pelo menos ao mata-mata.
Suas outras experiências, por Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, não foram positivas, com eliminações na fase de grupos. No total, Bosz tem 18 jogos, quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas.
Jacob Neestrup
O jovem dinamarquês de 35 anos conseguiu colocar o Copenhagen no mata-mata, eliminando o poderoso Manchester United na fase de grupos. Essa é a segunda edição de Champions League que Neestrup disputa, tendo assumido o comando da equipe durante a anterior.
No total, o dinamarquês tem 11 jogos disputados, com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Walter Mazzarri
Aos 62 anos, Mazzarri retornou ao Napoli após mais de uma década. Ele assumiu o comando da equipe no final de 2023 e fez duas partidas na edição atual da Champions League. Na outra participação, ele chegou até as oitavas de final.
Ao todo, o treinador italiano tem 10 jogos no torneio, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.