Evitar uma "zebra" nas oitavas de final da Champions League é a missão do maior vencedor da história e do atual campeão. Real Madrid e Manchester City enfrentaram adversários de menor expressão, nesta terça-feira (13), e conseguiram voltar para casa com vitórias importantes.
Em Leipzig, na Alemanha, o Real Madrid teve um duelo equilibrado na Red Bull Arena contra o RB Leipzig, mas venceu por 1 a 0. No primeiro tempo nada de gols, com boas chances criadas para os dois times. Os donos da casa tiveram um gol anulado pelo VAR, que identificou impedimento no lance.
A equipe espanhola entrou em campo com desfalques na defesa e sem Jude Bellingham, que se lesionou na última rodada do Campeonato Espanhol. No entanto, o seu substituto foi o responsável pelo único gol do jogo.
Aos três minutos do segundo tempo, o espanhol Brahim Diaz recebeu a bola e limpou três marcadores enquanto puxava a bola para o meio, então resolveu arriscar um chute da entrada da área e acertou o ângulo direito do goleiro adversário para marcar um golaço.
Na reta final da partida, confusão por falta de fair play do RB Leipzig. Diaz sentiu lesão e a bola sobrou para os alemães, que decidiram seguir o lance e quase marcaram o gol de empate, mas foram parados pelo goleiro Lunin. O espanhol acabou sendo substituído.
Depois disso, mais pressão da equipe da casa. No entanto, o goleiro ucraniano — que era terceira opção no início da temporada, mas assumiu a titularidade após lesões de Courtois e Arrizabalaga — fez boas defesas para segurar o resultado.
No jogo da volta, no dia 6 de março, o Real Madrid pode até empatar que garante a classificação à próxima fase do torneio. O RB Leipzig precisa vencer por um gol de diferença para levar o jogo à prorrogação, ou por dois ou mais gols para avançar de forma direta.
City sai da Dinamarca com bom resultado
Em Copenhague, na Dinamarca, o Manchester City superou o Copenhagen por 3 a 1. Kevin De Bruyne abriu o placar para a equipe inglesa aos 10 minutos do primeiro tempo. Aos 34, os donos da casa empataram com Magnus Mattsson. O lance do gol surgiu a partir de uma reposição errada do goleiro brasileiro Éderson.
Antes do intervalo, o português Bernardo Silva colocou o City na liderança novamente. Ele aproveitou uma bola espirrada e tirou com categoria do goleiro adversário. Na segunda etapa pressão dos atuais campeões da Champions League, mas o Copenhagen conseguia resistir bravamente.
No último minuto, Haaland saiu na cara do gol e Grabara fez boa defesa, no rebote a defesa tirou em cima da linha. No lance seguinte, o atacante norueguês recebeu cruzamento, cabeceou com força e o goleiro do Copenhagen fez outro milagre.
Entretanto, momentos depois, o City achou o terceiro gol para levar um ótimo resultado para Manchester. Phil Foden tabelou com De Bruyne e finalizou sem chances para Grabara. Com isso, a equipe comandada por Pep Guardiola pode até perder por um gol de diferença, no jogo da volta dia 6 de março, que se classifica às quartas de final da Champions League.