A chave principal da histórica 10ª edição do Rio Open começa nesta segunda-feira (19), no Jockey Club Brasileiro, com a presença do atual campeão Cameron Norrie enfrentando o boliviano Hugo Dellien na Quadra Guga Kuerten, em rodada noturna que também tem o brasileiro Thiago Wild contra o chileno Alejandro Tabilo. Antes, a partida de abertura será entre o brasileiro Gustavo Heide e o chileno Tomas Barrios Vera, a partir das 16h30min.
O Rio Open é o único torneio ATP 500 da América do Sul e integra uma seleta lista de 13 torneios dentre os mais importantes do circuito mundial.
No domingo, o britânico Norrie concedeu entrevista e falou sobre a tentativa de se tornar o primeiro bicampeão do evento. Dellien, seu primeiro adversário, foi seu rival na campanha do título de 2023, em confronto nas quartas.
— É um jogador super difícil e nós tivemos em especial uma batalha aqui no ano passado, nas quartas de final. Ele gosta de jogar no saibro, é um grande jogador e acho que essas condições especialmente tornam difícil vencê-lo. Acho que vai ser uma boa partida, primeira partida para mim e espero pegar ritmo e jogar muitos pontos duros — projetou o atual número 20 do ranking mundial.
O jogo que fecha a programação terá o atual número 1 do Brasil, Thiago Wild, que estreia contra o chileno Alejandro Tabilo. Será o quarto duelo entre eles, com o brasileiro buscando igualar o histórico do confronto.
Brasileiros nas duplas
A segunda-feira também marcará o início da chave de duplas, que ganhou mais uma dupla após o tenista da casa João Fonseca furar o qualifying ao lado de Marcelo Zormann. Eles vão estrear contra uma das melhores duplas do mundo, formada pelos alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, respectivos números 15 e 16 do ranking ATP.
Outra parceria nacional, formada pelo gaúcho Marcelo Demoliner e o paulista Felipe Meligeni, que ganhou um wild card (convite), vai encarar os franceses Sadio Doumbia e Fabien Rebou.
Os jogos desta segunda-feira no Rio Open
Quadra Guga Kuerten
- 16h30min
Gustavo Heide (BRA) x Tomas Barrios Vera (CHI) - Depois das 19h
Hugo. Dellien (BOL) x Cameron Norrie (GBR)
Alejandro Tabilo (CHI) x Thiago Wild (BRA)
Quadra 1
- 16h30min
Francisco Cerundolo (ARG) x Francisco Comesana (ARG)
João Fonseca (BRA) / Marcelo Zormann (BRA) x Kevin Krawietz / Tim Puetz (ALE)
Bernabé Zapata Miralles (ESP) x Laslo Djere (SRB)
Quadra 2
- 16h30min
Juan Pablo Varillas (PER) x Albert Ramos-Vinolas (ESP)
Sadio Doumbia/Fabien Reboul (FRA) x Marcelo Demoliner/ Felipe Meligeni (BRA)
Sebastian Ofner (AUT) x Jaume Munar (ESP)
Quadra 4
- 16h30min
Francisco Cabral (POR) / Henry Patten (GBR) x Roberto Carballes Baena (ESP) / Dusan Lajovic (SRB)