O Brasil jogou mal, mas conseguiu seu objetivo na noite desta quinta-feira (8) pelo Pré-Olímpico. Com gols de Mauricio e Biro, a Seleção Brasileira derrotou a Venezuela por 2 a 1 e assumiu o segundo lugar no quadrangular final. Bolívar marcou para o time venezuelano, que teve um gol anulado após interferência do VAR.
Com a vitória, o Brasil chega a três pontos, um a menos que o líder Paraguai. A Argentina soma dois enquanto a Venezuela tem um. As quatro seleções vão para a última rodada com chances de classificação.
O Brasil encerrará sua participação no Pré-Olímpico diante da Argentina, no próximo domingo (11). No mesmo dia, Venezuela e Paraguai se enfrentarão.
A entrada do meia colorado Mauricio foi uma das novidades de Ramon Menezes na busca por recuperação do Brasil após a derrota para o Paraguai. Além do colorado, o atacante Gabriel Pec, do Vasco, também ganhou uma chance na formação mais ofensiva da equipe diante das saídas do volante Bruno Gomes e do lateral-esquerdo Rikelme.
O Brasil teve grande chance para abrir o placar logo aos 2 minutos com John Kennedy, que chegou a vencer o goleiro Samuel Rodríguez, mas o zagueiro André Ferro apareceu quase em cima da linha para salvar.
A nova formação de Ramon Menezes deixou a Seleção Brasileira com mais peças ofensivas, mas isso não significou maior poder criativo. A jogada de Kennedey foi a mais perigosa de uma primeira etapa de muitas disputas e poucas chances. Seleção anfitriã, a Venezuela apostou muitos nos cruzamentos, mas sem poder criativo. Nos acréscimos, os brasileiros reclamaram de uma agressão de Renne Rivas em Gabriel Pec com a bola parada, que não foi vista pelo árbitro chileno Piero Gómez.
O primeiro tempo terminou mesmo sem gols, resultado que não era bom para nenhuma das duas equipes.
Apesar do fraco desempenho, Ramon optou por não mexer no time brasileiro para o segundo tempo. A Venezuela assustou aos 5 minutos, quando Kelsy chutou por baixo do goleiro Mycael e o zagueiro Arthur Chaves apareceu em cima da linha para salvar o Brasil.
Ainda que seguisse com dificuldades coletivas, o Brasil chegou ao gol aos 11 minutos. Após cruzamento, a bola sobrou para Mauricio na área. O meia do Inter finalizou sem chance alguma para o goleiro e abriu o placar.
A vantagem verde e amarela, porém, durou pouco. Dez minutos depois, Jovanny Bolívar deu um bonito giro na área brasileiro e chutou para empatar a partida: 1 a 1.
A Venezuela não se acomodou com o empate e foi em busca da virada. Aos 30, Lavava chegou a balançar as redes para um gol que acabou anulado após interferência do VAR. Um pouco antes, Segovia havia acertado o travessão brasileiro.
Mesmo sem jogar bem, o Brasil contou mais uma vez com o talento individual. Aos 42, Endrick deu uma bela assistência para Guilherme Biro, que tocou na saída do goleiro venezuelano para marcar o gol que garantiu a vitória ao Brasil.