O vento está contra o Brasil no Pré-Olímpico. Depois de ser derrotado pelo Paraguai nesta segunda-feira (5), a seleção canarinho viu a Argentina empatar em 2 a 2 com a Venezuela na primeira rodada do quadrangular final.
Se perder
Com o resultado, o Brasil não pode perder para anfitriã Venezuela na quinta-feira (8), a partir das 20h, para ter chance de conquistar a tão sonhada vaga na Olimpíada de Paris em 2024. Em caso de derrota, o adversário vai a quatro pontos e o Brasil já seria eliminado.
Do outro lado, jogam Argentina e Paraguai. Com vitórias dos argentinos, eles chegam aos quatro pontos e também ficam inalcançáveis. Por outro lado, se o Paraguai empatar ou vencer, chega a quatro ou seis pontos, respectivamente, enquanto restaria ao Brasil, na última rodada, disputar somente mais três pontos.
Se empatar...
Por pior que pareceria, o empate diante da Venezuela manteria acesa, mesmo que quase apagada, as esperança de uma vaga. Isso porque o Brasil chegaria com a obrigatoriedade da vitória no clássico com a Argentina que, no mínimo, entraria em campo com a mesma pontuação brasileira, em hipótese de derrota para o Paraguai.
Se assim ocorresse, o Paraguai já estaria classificado com seis pontos e restaria apenas uma vaga para a Olimpíada — os dois primeiros colocados garantem a viagem para a França. Além disso, a Venezuela jogaria com os paraguaios ainda muito viva na disputa, já que ingressaria na terceira rodada com dois pontos, contra um de Argentina e Brasil.
Os hermanos argentinos também podem vencer o Paraguai e, nesse caso, começariam o clássico como líderes do quadrangular, com a vantagem do empate.
Se vencer...
Se os ventos do futebol mudarem de lado, e o Brasil ganhar da Venezuela, a necessidade de vitória permanece na última rodada. Isso porque o Brasil ficaria com três pontos e, a depender dos demais resultados, tanto a própria Argentina, quanto à Venezuela ou o Paraguai poderiam chegar a, pelo menos, quatro pontos. Seria arriscado empatar e deixar a passagem para Paris nas mãos dos critérios.
Portanto...
O Brasil só se classifica - sem depender de resultados paralelos - em caso de vitória nos dois confrontos que restam. Assim, concluiria o quadrangular com seis pontos. Dois triunfos da amarelinha fariam com que Argentina e Venezuela não pudessem ultrapassar os quatro pontos ao final das rodadas. Já o Paraguai teria condições de conseguir seis ou até nove pontos, mas nessa situação, a seleção ficaria em segundo lugar.
Próximos jogos do Pré-Olímpico
Quinta-feira (8)
- Argentina x Paraguai - Às 17h
- Venezuela x Brasil - Às 20h
Domingo (11)
- Paraguai x Venezuela - Às 20h
- Brasil x Argentina - Às 20h