A seleção brasileira masculina de basquete começou bem as Eliminatórias da Copa América 2025. Jogando no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o time dirigido por Helinho Garcia derrotou o Paraguai por 108 a 43, em partida válida pelo Grupo B, que ainda tem Uruguai e Panamá.
O quinteto inicial do Brasil teve Yago Mateus, Georginho de Paula, Danilo Fuzaro, Lucas Dias e Bruno Caboclo e logo no primeiro período abriu excelente vantagem, marcando 24 a 10. O domínio seguiu no segundo quarto e a equipe brasileira foi para o intervalo vencendo por 27 pontos de diferença (45 a 18).
Sem perder o ritmo, o Brasil fez um ótimo terceiro período e aumentou a vantagem para 45 (75 a 30). Helinho utilizou todos os jogadores disponíveis e Márcio, Alexey Borges, Elinho, Gabriel Jaú, Ruan, Gui Abreu e Mãozinha também foram à quadra. Com a facilidade do jogo, todos eles atuaram por mais de 10 minutos.
O último quarto terminou em 33 a 13 e a seleção brasileira encerrou com uma vitória de 65 pontos de vantagem.
Com 22 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, o armador Yago Mateus foi o cestinha do jogo. Lucas Dias marcou 16, enquanto Bruno Caboclo esteve perto de um duplo-duplo ao registrar 12 pontos e nove rebotes. Na equipe paraguaia, Adolfo López, com nove, foi o principal pontuador.
Brasil e Paraguai voltam a se enfrentar na segunda-feira (26), às 19h (de Brasília), em Assunção. Nesta partida, a seleção não poderá contar com Yago Mateus e Bruno Caboclo, que retornam para os seus clubes na Europa. Seus substitutos serão Zu Júnior e Daniel Onwenu, que não foram relacionados para o duelo desta sexta.
Após estas duas partidas, a seleção voltará suas atenções para o Torneio Pré-Olímpico que será disputado em Riga, na Letônia, onde seis seleções disputarão uma vaga. O Brasil está no Grupo B ao lado de Camarões e Montenegro. Na outra chave jogarão a equipe da casa, Geórgia e Filipinas. A estreia brasileira será contra Montenegro no dia 2 de julho.