O Flamengo derrotou o União Corinthians, por 89 a 71, na noite de quinta-feira (25), no encerramento da 15ª semana do Novo Basquete Brasil (NBB). No ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time dirigido pelo técnico da seleção brasileira Gustavo de Conti fez valer toda sua força e dominou a equipe de Santa Cruz do Sul, conquistando sua 19ª vitória em 23 jogos e garantindo a vice-liderança, enquanto os gaúchos sofreram a 15ª derrota em 22 atuações e estão na 16ª posição.
A partida começou com o União Corinthians fazendo os dois primeiros pontos. Mas a liderança no marcador parou por aí e o Flamengo, liderado por Gui Deodato, marcou 12 pontos no primeiro quarto, fez 33 a 15 e abriu confortável diferença.
Com o pivô norte-americano Devon Scott dominante no garrafão, a equipe carioca foi alargando a distância e chegou ao intervalo vencendo por 26 pontos (54 a 28). O time gaúcho tinha dificuldades para concluir seus arremessos, mesmo com as trocas promovidas pelo técnico Rodrigo da Silva, que não pôde contar com o ala norte-americano Duane Johnsson, que retornou a Santa Cruz do Sul para acompanhar o nascimento da primeira filha.
Após o intervalo, o Flamengo manteve o ritmo e impossibilitou qualquer reação do União Corinthians. Gustavo de Conti passou a rodar todos os jogadores e, mesmo assim, a diferença foi ampliada para 36 pontos (77 a 41). Nos 10 minutos finais, os donos da casa apenas administraram o tempo, o que possibilitou a equipe gaúcha uma diminuição do marcador no placar final, mas sem qualquer ameaça à vitória carioca.
Devon Scott terminou como o principal pontuador rubro-negro com 20 pontos. Gui Deodato veio logo abaixo, com 19. Scott Machado e Olivinha fizeram 11 pontos cada, sendo que o armador ainda deu seis assistências. No União Corinthians, o norte-americano Kendall Stephens anotou 27 pontos e foi o cestinha da partida, além de pegar cinco rebotes.
O Flamengo volta à quadra no próximo domingo (28) para encarar o Bauru, às 16h, no Maracanãzinho, pela Copa Super 8, torneio que reúne os oito melhores do turno do NBB. Já o União Corinthians, que não disputa essa competição, voltará a jogar no dia 5 de fevereiro, em casa, diante do Cerrado Basquete-DF.