No domingo (28) serão conhecidas as duas franquias que vão disputar o Super Bowl LVIII. A decisão da NFL será no dia 11 de fevereiro, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. Baltimore Ravens ou Kansas City Chiefs vai representar a Conferência Americana (AFC), enquanto San Francisco 49ers ou Detroit Lions chegará pela da Conferência Nacional (NFC).
Para avançar ao grande jogo do futebol americano, as equipes tiveram de superar uma temporada regular bastante equilibrada, além de duelos complicados nos playoffs. O último passo rumo ao Super Bowl é ganhar a final de conferência.
GZH contou com a participação de analistas da modalidade para opinar sobre quais serão os vencedores das partidas:
Baltimore Ravens x Kansas City Chiefs
As equipes se enfrentam no domingo (28), a partir das 17h, com mando do Baltimore Ravens, que quer voltar ao Super Bowl após 12 anos. No entanto, o Kansas City Chiefs é o atual campeão e almeja chegar à sua quarta decisão em seis anos. Confira as análises.
— Expectativa para os jogos é bem grande, especialmente na AFC, onde você tem dois quarterbacks do calibre do Patrick Mahomes e do Lamar Jackson. Um tem muita experiência em pós-temporada, o outro será o MVP deste ano, porém, venceu apenas pela segunda vez na carreira nos playoffs, mas joga em casa, o time está embalado, tem uma defesa fantástica. Espero um jogo muito legal, com jogadas espetaculares das duas estrelas — analisa Paulo Antunes, comentarista de NFL dos canais ESPN.
— Mesmo sem um bom corpo de recebedores e com uma temporada longe de ser brilhante, os Chiefs de Patrick Mahomes fizeram o suficiente para vencer a divisão e chegar à final. Agora, vão enfrentar a franquia de melhor campanha e que tem o melhor conjunto de time, com Lamar Jackson inspirado e querendo muito chegar ao Super Bowl pela primeira vez. Os Ravens chegam como favoritos pela consistência que mostraram até agora, mas nunca deve-se duvidar de Mahomes — comenta Janaína Wille, integrante do PrimeCast, podcast de NFL de GZH e da Rádio Gaúcha.
— O grande duelo contra o Buffalo Bills só comprovou uma tendência em playoffs da NFL nos últimos anos: é muito difícil apostar contra o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes na pós-temporada. Ainda assim, acredito que a equipe não sobrevive ao principal desafio do ano até o momento, e deve parar no Baltimore Ravens. A melhor temporada da carreira de Lamar Jackson, apoiada em um time muito intenso, deverá ser coroada pelo menos com o título da AFC — analisa Nicholas Lyra, integrante do PrimeCast, podcast de NFL de GZH e da Rádio Gaúcha.
— Essa talvez tenha sido a "pior" temporada de Mahomes na NFL. No entanto, cá estamos nós mais uma vez vendo ele na porta do Super Bowl. A experiência aliada ao talento inigualável na NFL atualmente vai fazer a diferença. A temporada dos Ravens é incrível e merecia terminar com um título. Lamar Jackson é um quarterback de alto nível e está cada vez mais maduro. Porém, acredito que os Chiefs vencem pelo fator Mahomes, que faz o impossível parecer possível quando é necessário — comenta Alex Torrealba, integrante do PrimeCast, podcast de NFL de GZH e da Rádio Gaúcha.
Quem vence: Baltimore Ravens ou Kansas City Chiefs?
- Ravens: 3 votos (Janaina, Nicholas e Paulo)
- Chiefs: 1 voto (Alex)
San Francisco 49ers x Detroit Lions
A decisão da NFC começará às 20h30min de domingo (28) e terá o San Francisco 49ers como mandante. A equipe da Califórnia chega pela terceira vez seguida à final da conferência e espera um resultado diferente das outras oportunidades. O Detroit Lions não chegava nesta fase desde 1992 e está buscando ir ao Super Bowl pela primeira vez na sua história. Confira as análises.
— 49ers x Lions é um duelo muito interessante, porque San Francisco historicamente é uma equipe muito boa, com times fantásticos ao longo da história e tem sido um dos melhores da NFL há um bom tempo, mas sempre bate na trave. O último título foi em 1994. Já os Lions conseguiram sua primeira vitória em playoffs neste ano desde 1991. O time era um saco de pancadas por décadas, uma franquia basicamente irrelevante no mundo do futebol americano, e agora tem a chance de derrubar os Niners e ir ao Super Bowl — comenta Paulo Antunes.
— O San Francisco 49ers sangrou mais do que deveria na vitória diante dos Packers. Ainda assim, chega com um elenco melhor e mais experiente. Porém, o Detroit Lions já fez história e quer chegar mais longe. Jared Goff tem se mostrado confiável, com uma boa linha ofensiva e um jogo terrestre que o ajuda muito. Apesar de talentoso, o elenco é jovem, com muitos calouros e segundanistas, o que pode pesar numa decisão. San Francisco chega como favorito, mas o único com armas para derrotá-lo na NFC é justamente o Detroit Lions — analisa Janaína Wille.
— As chances de classificação dos donos da casa aumentam se o wide receiver Deebo Samuel for para o jogo. Sem ele, o time sofreu mais do que deveria contra o Green Bay Packers na semifinal, e flertou com a eliminação. Do outro lado, Jared Goff e os Lions parecem estar em um grande momento e focados em levar o time de Detroit para seu primeiro Super Bowl. Por isso, aposto na zebra — comenta Nicholas Lyra.
— Esse duelo vai passar diretamente pelos treinadores. Kyle Shanahan já faz um trabalho sólido com os 49ers há anos, mas lhe falta o título do Super Bowl. Nesta temporada, ele tem o melhor elenco da NFL nas mãos e a capacidade de pensar jogadas ofensivas como poucos. Pelos Lions, Dan Campbell está em Detroit há três anos e conseguiu transformar uma franquia desacreditada em finalista de conferência. É um treinador que age mais pela emoção do que pela razão, e isso pode ser um diferencial, tanto positivo, quanto negativo — avalia Alex Torrealba.
Quem vence: San Francisco ou Detroit Lions?
- 49ers: 2 votos (Alex e Paulo)
- Lions: 2 votos (Janaina e Nicholas)