Ser eliminado no Divisional Round da NFL significa que faltaram dois passos para chegar ao Super Bowl. Em alguns casos, as franquias conseguem aceitar a derrota pela diferença de talento entre as equipes. Em outros, a dor de perder demora a passar e encontrar motivos para a eliminação se torna frequente para torcedores, dirigentes, treinadores e jogadores.
No último final de semana, as semifinais de conferência da NFL definiram os finalistas da NFC e AFC. Os vencedores das decisões — que serão disputadas no domingo (28) — se enfrentam no Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas.
Pela Conferência Americana (AFC), Baltimore Ravens e Kansas City Chiefs vão se enfrentar a partir das 17h. Mais tarde, às 20h30min, San Francisco 49ers e Detroit Lions duelam pelo título da Conferência Nacional (NFC).
Os derrotados no Divisional Round foram Houston Texans, Green Bay Packers, Tampa Bay Buccaneers e Buffalo Bills. Essas franquias agora pensam na próxima temporada, precisando melhorar alguns aspectos para conseguir chegar mais longe da próxima vez.
O que as franquias devem fazer na próxima temporada
Houston Texans
Na derrota para os Ravens por 31 a 10, os Texans puderam ver que o elenco ainda tem necessidades de reforços. Apesar de jovens talentos que surpreenderam, como o quarterback C.J. Stroud e o defensor Will Anderson Jr., a franquia precisa investir em mais nomes de peso para bater de frente contra os principais times da AFC.
Com a lesão de Tank Dell — outro novato que se destacou na temporada regular —, faltou opção de alvos para Stroud. Apenas Nico Collins demonstrava talento para fazer a diferença no ataque. Portanto, investir em recebedores deve ser um dos objetivos de Houston para o futuro. Na defesa, peças de secundária e linebackers mais talentosos também podem ser boas pedidas.
Green Bay Packers
Derrotados pelos 49ers por 24 a 21, os Packers não tinham a perspectiva de chegar tão longe e batendo de frente contra um dos favoritos na NFC. Contudo, essa derrota mostrou pontos positivos para Green Bay. O principal exemplo é a certeza de ter um quarterback talentoso para o futuro. Jordan Love se mostrou seguro, teve bons momentos e ainda possui potencial para evoluir.
Portanto, o foco dos Packers para o futuro é ajudá-lo nessa caminhada. O grupo de recebedores surpreendeu positivamente, mas ainda é necessário ter nomes de mais impacto. Na defesa, investir na linha defensiva e em linebackers é um bom caminho para ter mais segurança e capacidade de mudar o jogo.
Tampa Bay Buccaneers
A eliminação dos Bucs para os Lions não foi uma surpresa. Surpreendente foi a campanha de Tampa até o Divisional Round. Dos derrotados, talvez, seja a equipe que mais precise de melhorias para conseguir chegar mais longe. A posição de quarterback, apesar da temporada decente de Baker Mayfield, não é uma certeza. Ele viveu altos e baixos, e não é possível dizer que tenha mais para evoluir em seu jogo.
Com bons alvos e um jogo terrestre que funciona, Mayfield ficou devendo e errou nos momentos decisivos. É bem verdade que são necessárias melhorias na linha ofensiva. Já na defesa, a pressão no quarterback adversário não se mostrou eficaz. Trazer defensores de impacto pode auxiliar o ataque, que por muitas vezes sofreu para avançar no campo.
Buffalo Bills
A derrota para os Chiefs por 27 a 24 foi dolorida para os Bills. Jogando em casa, com uma boa atuação de Josh Allen e com um erro crasso do kicker Tyler Bass. A franquia de Buffalo poderia estar com tranquilidade na final da AFC. Contudo pecou nos detalhes e agora terá mais uma temporada para se planejar.
É necessário investir em mais alvos de qualidade para Allen, visto que Stefon Diggs sumiu nos playoffs e o quarterback precisou por muitas vezes decidir os lances por conta própria. Na defesa, há talentos, mas foram muitas lesões que atrapalharam a vida dos Bills. Por fim, mudar o kicker é essencial para deixar para trás a derrota.