Pela segunda vez na história, o Detroit Lions vai disputar a final da Conferência Nacional (NFC). Ao vencer o Tampa Bay Buccaneers por 31 a 23, no Ford Field, em Detroit, a franquia está a um jogo de chegar pela primeira vez ao Super Bowl.
O adversário será o San Francisco 49ers, que venceu o Green Bay Packers no sábado (20). Com isso, os Lions vão viajar até Santa Clara, na Califórnia, para disputar a decisão da NFC novamente — a primeira vez foi em 1991.
O triunfo contra os Bucs passou por uma partida segura do quarterback Jared Goff, que lançou para dois touchdowns e não cometeu erros. Do outro lado, Baker Mayfield até conseguiu bons números, terminando o jogo com 349 jardas e três touchdowns, mas lançou duas interceptações em momentos cruciais.
Tudo igual no primeiro tempo
Os Lions começaram atacando, mas a primeira campanha não teve sucesso e acabaram chutando o punt. Mayfield foi à campo pelos Bucs e tinha a missão de pontuar para sua equipe. No entanto, ele foi interceptado por C.J. Gardner-Johnson. Com a posse de bola novamente, Detroit conseguiu capitalizar os primeiros pontos da partida por meio do kicker Michael Badgley, que acertou o field goal de 23 jardas.
Como resposta, Tampa Bay fez bons avanços, mas o ataque foi parado pela defesa. Com isso, o chutador Chase McLaughlin teve que entrar em ação para empatar o duelo, com field goal de 43 jardas. O primeiro touchdown do jogo aconteceu na campanha seguinte dos Lions.
Em um drive de quase sete minutos, Goff conectou bem seus companheiros e foi avançando. Chegando na red zone, o quarterback conseguiu um ótimo passe de nove jardas para Josh Reynolds, que estava completamente livre na end zone. Com o extra point convertido, Detroit abriu sete pontos de vantagem.
No restante da primeira etapa, o equilíbrio foi marca registrada do confronto. A defesa dos Bucs neutralizou os avanços dos Lions, evitando um aumento no placar. Por outro lado, o ataque de Tampa começou a ganhar confiança. Com menos de um minuto para o intervalo, Mayfield comandou boa campanha que terminou com um touchdown do tight end Cade Otton. McLaughlin acertou o chute extra e empatou a partida em 10 a 10.
Goff faz ataque dos Lions funcionar
O retorno do intervalo foi dominado pelas defesas, com punts forçados e os ataques com pouca criatividade. Na metade do terceiro quarto, os Lions engataram uma campanha com avanços significativos. O resultado foi mais um touchdown de Detroit. O running back Craig Reynolds entrou na end zone com uma corrida curta para assumir a liderança do jogo.
No entanto, não demorou muito para os Bucs empatarem. Em uma campanha rápida e bem executada, Mayfield encontrou Rachaad White, que limpou a marcação e fez o touchdown.
O que antes era domínio das defesas, tornou-se um show dos ataques. Os Lions conseguiram marcar mais uma vez com o jogo terrestre. Jahmyr Gibbs percorreu 31 jardas correndo, com direito a fintas nos marcadores, e entrou na end zone.
Na busca por empatar novamente, os Buccaneers não obtiveram sucesso atacando. Com isso, Detroit teve a chance de aumentar a vantagem. E conseguiu. Goff conseguiu bons passes e contou com Gibbs tendo boas corridas para ganhar novas descidas. Chegando na red zone, o quarterback efetuou um passe difícil para Amon-Ra St. Brown fazer a recepção para mais um touchdown.
Tampa acredita até o fim, mas cai com erro de Mayfield
Mesmo com a vantagem em duas posses, a franquia de Tampa não se deu por vencida. Mayfield achou bem os seus recebedores e conseguiu avançar rapidamente para o campo de ataque. Em um passe de 16 jardas na direção de Mike Evans, os Buccaneers marcaram mais um touchdown. Ao invés de chutar o extra point, a equipe arriscou a conversão de dois pontos. O quarterback procurou Evans novamente, mas, dessa vez, a defesa evitou a recepção.
Com tempo no relógio, os Lions não conseguiram definir o jogo com o seu ataque. Com isso, os Bucs tiveram a chance de buscar o empate com dois minutos no relógio. No entanto, a defesa de Detroit apareceu na hora certa. Mayfield tentou um passe no meio do campo e acabou sendo interceptado por Derrick Barnes.
O erro definiu o jogo. Restou a Jared Goff ajoelhar e esperar o tempo acabar. A torcida dos Lions fez a festa novamente com mais uma vitória nos playoffs da NFL. Detroit está a uma vitória de conseguir um feito inédito e a duas de entrar para a história.