O favoritismo do Baltimore Ravens foi posto a prova neste sábado (20), no M&T Bank Stadium, em Baltimore. Mas nem o frio de -3ºC nem o Houston Texans foram capazes de parar a equipe de melhor campanha da NFL. Lamar Jackson brilhou e os Ravens venceram o duelo que abriu o Divisional Round por 34 a 10.
Com o resultado, a franquia se classificou para a final da Conferência Americana (AFC) e vai aguardar o vencedor do confronto entre Buffalo Bills e Kansas City Chiefs, neste domingo (21).
O quarterback dos Ravens foi o grande destaque da partida. Foram dois touchdowns lançados e outros dois correndo com a bola. Além das pontuações, Lamar teve a capacidade de controlar o relógio, fazendo com que o ataque de Baltimore ficasse mais em tempo em campo, e não cometeu erros.
C.J. Stroud, pelo lado dos Texans, também não teve turnovers. No entanto, ele foi vítima de erros dos seus companheiros, que cometeram faltas em momentos decisivos. O quarterback terminou o duelo com apenas 175 jardas aéreas.
Primeiro tempo de equilíbrio
Houston começou a partida atacando, mas só conseguiu avançar sete jardas, sendo obrigado a devolver a bola para Baltimore. Já na primeira vez que Lamar Jackson foi ao gramado, o ataque dos Ravens conseguiu ultrapassar a metade do campo, sendo parado pela defesa dos Texans em posição de chute. Com isso, a primeira pontuação da partida foi por meio de um field goal de 53 jardas convertido pelo kicker Justin Tucker.
No final do primeiro quarto, após pequenos avanços, os Texans conseguiram empatar com um chute de 50 jardas de Ka'imi Fairbairn. Nessa campanha, C.J. Stroud quase foi interceptado por Kyle Hamilton, que deixou a bola escapar entre as mãos.
O primeiro touchdown do jogo foi acontecer na campanha seguinte de Baltimore. Lamar se destacou com duas boas corridas e colocou seu ataque na red zone. Os seis pontos foram marcados com uma recepção de Nelson Agholor, e Tucker colocou mais um no placar com o extra point.
O ataque de Houston não vinha tendo sucesso. Portanto, o time de especialistas teve que aparecer para empatar o duelo. Após uma campanha ofensiva dos Ravens sem sucesso, a equipe mandante chutou o punt. No retorno, Steven Sims conseguiu se livrar dos tackles, percorreu 67 jardas e marcou o touchdown.
Baltimore, nesse momento da partida, parecia sem criatividade ofensiva e não obteve avanços significativos. Restando poucos minutos para o intervalo, os Texans conseguiram chegar no campo de ataque e tiveram a oportunidade de tomar a liderança do placar. Contudo, Fairbairn errou o field goal de 47 jardas, mantendo o marcador em 10 a 10.
Lamar Jackson chama a responsabilidade
Na volta do intervalo, os Ravens começaram atacando e marcaram touchdown. Lamar chamou a responsabilidade, acertou passes precisos e entrou na end zone com uma boa corrida de 15 jardas para devolver a liderança do placar para sua equipe.
O terceiro quarto foi decepcionante para Houston, que nada conseguiu produzir. Baltimore se aproveitou e conseguiu uma campanha sólida e demorada. Após sete minutos, Lamar encontrou o tight end Isaiah Likely na end zone, que marcou o touchdown no início da último quarto.
Com a necessidade de marcar pontos, os Texans ficaram reféns dos passes longos, que não eram completados por conta da boa marcação dos Ravens. Para matar o jogo, Lamar finalizou seu show com mais um touchdown terrestre. A campanha inteira de Baltimore foi correndo com a bola e o quarterback encontrou espaço para percorrer oito jardas.
Houston até tentou diminuir a diferença no placar, mas a defesa adversária não permitiu avanços. Com isso, os Ravens administraram o relógio e fecharam a partida com mais um field goal convertido por Tucker, decretando uma vitória imponente.
Os números de Lamar Jackson contra o Houston Texans
- 16/22 passes
- 152 jardas aéreas
- 2 touchdowns passados
- 11 corridas
- 100 jardas terrestres
- 2 touchdowns correndo