O último duelo do Divisional Round dos playoffs da NFL foi decidido no detalhe. O Kansas City Chiefs acabou vencendo o Buffalo Bills por 27 a 24, em partida disputada no Highmark Stadium, em Buffalo. Com o resultado, a franquia atual campeã do Super Bowl está na final da Conferência Americana (AFC) pela sexta temporada seguida.
O adversário será o Baltimore Ravens, que superou o Houston Texans no sábado (20). Os Chiefs contaram com uma excelente partida da dupla Patrick Mahomes e Travis Kelce, responsável por dois touchdowns no jogo.
Pelo lado dos Bills, Josh Allen foi o destaque, com dois touchdowns terrestres e um passando. No entanto, sua equipe não o ajudou nos momentos decisivos. O duelo se encaminhava para a prorrogação, mas o kicker Tyler Bass acabou errando o chute nos minutos finais, decretando a eliminação de Buffalo.
Primeiro tempo de Josh Allen
A equipe da casa começou atacando e tinha como objetivo controlar o relógio. Na primeira campanha, os Bills ficaram quase sete minutos com a bola. Não conseguiram o touchdown, mas abriram o placar com um field goal de 27 jardas de Tyler Bass. Em um drive mais rápido, os Chiefs empataram o jogo com um chute de 47 jardas de Harrison Butker.
O primeiro touchdown da partida aconteceu no início do segundo quarto. Novamente com uma campanha demorada, Buffalo conseguiu entrar na end zone com uma corrida de Josh Allen. Em busca do empate, Kansas apostou mais no jogo aéreo para avançar. Entretanto, a defesa dos Bills apareceu bem para forçar mais um field goal, dessa vez de 27 jardas.
Com a chance de abrir uma vantagem maior, Buffalo foi para o ataque, mas parou no bom trabalho defensivo dos Chiefs. Isso motivou a equipe, que conseguiu a virada no drive seguinte. Mahomes conectou um passe de 22 jardas para Travis Kelce, que estava livre para marcar o touchdown.
A pontuação levou Taylor Swift — namorada do tight end — a loucura. Além dela, Jason Kelce também estava em um camarote do estádio e vibrou com a jogada do irmão mais novo. Ele anunciou na última semana a aposentadoria da NFL após 13 temporadas de carreira.
Contudo, após a festa da equipe visitante, os Bills foram para cima e buscaram o touchdown. Allen mais uma vez se destacou na campanha, com passes precisos e boas corridas. E foi com as próprias pernas que ele entrou na end zone pela segunda vez na noite. Com o extra point certo, o jogo foi para o intervalo com Buffalo vencendo por 17 a 13.
Segundo tempo de muitos pontos e erro decisivo
Na primeira campanha do segundo tempo, os Chiefs começaram atacando. Mahomes se destacou com um belo passe para Marquez Valdes-Scantling e uma corrida para posicionar sua equipe na red zone. Para conseguir o touchdown foi só o quarterback procurar seu alvo de confiança.
Kelce fez a recepção e quebrou o tackle para entrar na end zone. Esse foi o 16º touchdown da dupla em playoffs, que assumiu a liderança da lista, ultrapassando Tom Brady e Rob Gronkowski, que marcaram 15.
Apesar dos dois estarem bem na partida, Josh Allen também seguiu atuando em alto nível. O quarterback dos Bills comandou uma campanha de 8min25s que terminou em um touchdown de 13 jardas para Khalil Shakir. Bass acertou o chute extra e Buffalo abriu vantagem de quatro pontos.
No início do último quarto, os Chiefs estavam com a bola e conseguiram voltar à liderança. Mahomes utilizou bem seus running backs e foi avançando. Restando quatro jardas, ele entregou a bola para Isaiah Pacheco correr e marcar o touchdown.
Na missão de retomar a vantagem, Buffalo falhou pela primeira vez após duas campanhas com pontuação. Ao invés de chutar o punt, os Bills tentaram um fake, mas foram parados pela defesa de Kansas. Com isso, os Chiefs começaram o drive no campo de ataque, com boas chances de aumentar a vantagem.
Contudo, Mecole Hardman correu e sofreu um fumble após tackle preciso de Jordan Poyer. A bola foi para dentro da end zone, caracterizando um touchback, ou seja, a posse voltou para Buffalo. Mas, o ataque mais uma vez não teve sucesso nas três descidas e dessa vez os Bills chutaram o punt.
Na reta final, a defesa dos mandantes funcionou e deu a oportunidade de Allen comandar uma campanha para ao menos buscar o empate. Tudo vinha dando certo e os Bills chegaram no campo de ataque. Os Chiefs conseguiram forçar o field goal de 44 jardas e Tyler Bass acabou errando. Com isso, Buffalo perdeu a chance de empatar e foi derrotado em sua própria casa.