Começa neste sábado (20) a luta dos países sul-americanos por uma vaga nas Olimpíadas de Paris. O torneio Pré-Olímpico de futebol masculino reúne 10 seleções em busca de duas vagas no maior evento multiesportivo do mundo, que ocorrerá entre julho e agosto deste ano.
A seleção brasileira está no Grupo A, com a anfitriã Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. No Grupo B, estão Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.
Como funciona
A competição será disputada até 11 de fevereiro, nas cidades venezuelanas de Caracas, Valencia e Barquisimeto. As cinco seleções de cada grupo jogam todas contra todas, em turno único. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para o quadrangular final. Ao final, os dois times mais bem posicionados ficam com as vagas para as Olimpíadas, e o líder é declarado campeão do Pré-Olímpico.
Seleção brasileira
O Brasil encerrou a preparação para o Pré-Olímpico na última terça-feira (16), na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O treinador Ramon Menezes comandou um coletivo 11 contra 11. A equipe havia iniciado as atividades físicas e os treinamentos no dia 8.
A seleção estreia na próxima terça-feira (23) contra a Bolívia, às 17h. Depois, enfrenta a Colômbia, na sexta-feira (26), às 20h. Já na segunda-feira (29), o adversário será o Equador, às 17h. Na quinta-feira (1º), o Brasil encerra a primeira fase contra a Venezuela, às 20h.
Os times que participam do torneio são sub-23. No período de treinos na Granja Comary, o Brasil teve um teste contra o Boavista. A escalação inicial foi formada por Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes e Andrey Santos; Maurício, Marquinhos, John Kennedy e Endrick. O volante Alexsander, o meia Marlon Gomes e o atacante Gabriel Pec também foram testados entre os titulares ao longo do período preparatório.
A seleção brasileira é a atual bicampeã olímpica, com ouros conquistados no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021.
Jogos da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico
Fase classificatória
- Bolívia x Brasil - Terça-feira (23), às 17h - Estádio Brigido Iriarte, em Caracas
- Brasil x Colômbia - Sexta-feira (26), às 20h - Estádio Brigido Iriarte, em Caracas
- Brasil x Equador - Segunda-feira (29), às 17h, Estádio Brigido Iriarte, em Caracas
- Venezuela x Brasil - Quinta-feira (1º), às 20h, Estádio Brigido Iriarte, na Venezuela
*O Brasil folga na primeira rodada.