Zagallo nos deixou na noite desta sexta-feira (5), mas seu legado futebolístico ficará marcado para sempre na história. Em diferentes décadas, o ex-jogador e treinador proferiu frases enquanto esteve à frente da Seleção Brasileira e de clubes.
Como parte da homenagem ao grande ídolo mundial, GZH separou algumas das frases marcantes de Zagallo ao longo de sua vida. Confira:
Frases marcantes de Zagallo
"Vocês vão ter que me engolir"
Depois do título da Copa América de 1997, sobre a anfitriã Bolívia, o então treinador Zagallo foi aos microfones e soltou a frase mais icônica de toda sua trajetória:
— Vocês vão ter que me engolir!
Antes da competição, o trabalho do comandante era duramente criticado. A resposta veio dentro de campo, com êxito em todas as partidas da competição e a consagração de 100% de aproveitamento. Um ano depois, foi vice-campeão mundial, na França.
"13 letras"
Zagallo e a mística do número 13. "Brasil campeão" tem 13 letras — sempre repetia. Contra a Argentina, seleção rival, utilizou-se do bordão para ironizar os "hermanos" após a vitória na Copa América de 2004.
— Brasil campeão e Argentina vice, têm 13 letras.
Mas o seu número da sorte servia como superstição muito antes. Momentos antes da final contra a Itália, na Copa de 94, disse o seguinte:
— Ganhei pela primeira vez em 58. Cinco mais oito é igual a 13. Vou ganhar em 94.
"Fico só ouvindo e ganhando títulos"
Zagallo era criticado em diversos pontos e, claro, não deixava barato. Um pouco antes da conquista do tetra na Copa do Mundo de 1994, o treinador desabafou:
— As pessoas me chamam de idiota, retranqueiro e estúpido, mas fico só ouvindo e ganhando títulos.
"O burro é inteligente"
Zagallo não tinha papas na língua e muito menos deixava barato. Em algumas ocasiões, soltava algumas pérolas. Em 2001, quando treinava o Flamengo, não estava entregando os resultados esperados e soltou a seguinte frase:
— Não gostaria que os torcedores me chamassem de cavalo. De burro não ligo, porque o burro é inteligente.
"A Holanda é muito tico-tico no fubá"
Sensação da Copa do Mundo de 1974, a Holanda seria o adversário do Brasil de Zagallo na segunda fase. Mas antes mesmo de saber que se enfrentariam, o comandante da amarelinha soltou o verbo sobre a equipe que vinha chamando a atenção naquela edição:
— A Holanda é muito tico-tico no fubá, que nem o América dos anos 50.
Os holandeses saíram vitoriosos posteriormente, mas não ganharam a Copa. Zagallo, por sua vez, esteve em quatro dos cinco títulos do Brasil, como jogador, treinador e coordenador técnico.
"Sou a favor do sexo"
Em 1998, foi proibida a entrada de mulheres na concentração da França durante a Copa do Mundo. Zagallo se posicionou contra a decisão por parte da comissão dos anfitriões:
— Sou a favor do sexo antes, depois e até durante o jogo.