Mario Jorge Lobo Zagallo, uma das principais figuras da história do futebol brasileiro, teve sua morte confirmada durante a madrugada deste sábado (6). O falecimento do ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, aos 92 anos, foi revelado em postagem de seu perfil oficial no Instagram.
"Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas", diz a publicação.
Nascido em Atalaia (AL) em 1931, Zagallo iniciou sua carreira como jogador de futebol já no Rio de Janeiro, atuando pelo Flamengo. Como atleta, teve passagem destacada ainda pelo Botafogo, além de se tornar bicampeão mundial pela Seleção Brasileira.
Como treinador, o "Velho Lobo", como era conhecido, comandou diversos clubes do futebol brasileiro, com destaque para o Flamengo. Também foi treinador da seleção durante a conquista do tricampeonato mundial, em 1970, e coordenador técnico da equipe que venceu o tetracampeonato, em 1994.
Além dos feitos esportivos, Zagallo ficou conhecido por sua devoção ao número 13. A relação começou quando ele casou com Alcina de Castro Zagallo, que era devota de Santo Antônio, santo cujo dia é comemorado em 13 de junho.
Durante sua carreira, o apego ao número só cresceu. Sua primeira Copa do Mundo foi conquistada em 1958: 5+8 = 13. Em 1966, virou treinador e, no ano seguinte, já foi campeão carioca pelo Botafogo: 6+7 = 13. Anos depois, conquistou a Copa do Mundo de 1994, como auxiliar de Carlos Alberto Parreira: 9+4=13.
— "Brasil campeão" tem 13 letras — sempre repetia Zagallo.
A seguir, veja uma galeria com 13 fotos de alguns dos principais momentos da carreira de Zagallo: