As semifinais da Copa Brasil masculina de vôlei foram definidas na quinta-feira (25), com a realização de três partidas e as classificações de Vôlei Guarulhos-SP, Sada Cruzeiro-MG e Vôlei Renata-SP. Eles se juntam ao Sesi/Vôlei Bauru-SP, que já estava garantido desde a quarta-feira (24).
O primeiro a avançar foi o Vôlei Guaraulhos, que em seu ginásio derrotou o Minas Tênis Clube-MG por 3 a 1, parciais de 19/25, 25/19, 25/23 e 25/23. O ponteiro William Piá, que saiu do banco de reservas e foi decisivo para a virada dos paulistas acabou sendo escolhido o melhor em quadra e ficou com o troféu Viva Vôlei.
Em busca de uma inédita vaga na decisão, o Guarulhos irá enfrentar o Vôlei Renata, de Campinas, que surpreendeu o São José Vôlei, em São José dos Campos (SP), e fez 3 a 1, parciais de 25/23, 25/23, 19/25 e 25/22. A partida havia sido adiada em 24 horas por conta de casos de gastroenterite no grupo de jogadores do time da casa.
Para superar o favoritismo do rival, que foi o líder do turno da fase classificação da Superliga, a equipe de Campinas contou com atuações inspiradas do oposto argentino Bruno Lima, que marcou 22 pontos e foi eleito o melhor em quadra. Além dele, o ponteiro Adriano, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago com a seleção brasileira, que também marcou 22 pontos.
Maior campeão da história da Copa Brasil, com sete títulos em 11 edições disputadas, o Sada Cruzeiro fez 3 a 1 no aguerrido Joinville Vôlei-SC, parciais de 23/25, 25/22, 25/23 e 25/19, em partida disputada na cidade mineira de Contagem.
Com 22 acertos, sendo quatro em bloqueios, o ponta cubano Miguel López foi o maior pontuador do confronto. O líbero Alê, que fez grandes defesas na partida, foi escolhido o melhor em quadra.
— Acho que o time todo está de parabéns. A gente sabia que ia ser um jogo bem complicado, pois eles têm grandes jogadores. Mas nós estamos de parabéns por demonstrarmos toda a garra e vontade dentro de quadra. É uma classificação muito importante pra gente. A torcida também fez seu papel, com muita energia nas arquibancadas, e o mínimo que a gente podia fazer era entregar tudo dentro de quadra, buscar a vitória e essa classificação importante— comentou Alê.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) ainda irá confirmar o local e as datas das semifinais e final da Copa Brasil. O campeão do torneio disputará a Supercopa Brasil, contra o campeão da Superliga, e ficará com uma vaga no Campeonato Sul-Americano de clubes de 2025.
Confira os confrontos:
Vôlei Guarulhos x Vôlei Renata
Sada Cruzeiro x Sesi/Vôlei Bauru