Correção: o Santos ainda tem chances matemáticas de se classificar para a Copa do Brasil de 2024, e não está fora, como publicado entre 16h10min e 17h25min de 16 de novembro. O texto já foi corrigido.
O Santos tem no Brasileirão a última chance de conseguir uma vaga para a Copa do Brasil de 2024. Para isso, precisa terminar a competição nacional como o melhor colocado entre os times que não disputarão a Libertadores. Hoje, o Peixe é o 14º colocado, com 42 pontos.
Isso porque o clube foi eliminado na primeira fase do Paulistão de 2023 e, em São Paulo, os classificados para a Copa do Brasil foram Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo. O Verdão e o Massa Bruta estão se classificando para a Libertadores do ano que vem e, assim, abrindo mais duas vagas do Campeonato Paulista: Corinthians e Botafogo-SP. A sexta é do campeão da Copa Paulista, vencida pela Portuguesa Santista.
A nova regra de classificação para a Copa do Brasil, criada em 2022, se baseia em um ranking utilizado pela CBF, fundamentado na quantidade de vagas para cada região. Com a mudança, 80 dos 92 clubes classificados para o torneio sairão das disputas de cada Estado. As outras 12 restantes são destinadas às equipes classificadas para a Libertadores 2024, e os campeões em 2023 da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.
No Brasileirão, restam quatro jogos para o Santos concluir a temporada.