A seleção da Palestina começou sua busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Impactada pelo conflito entre Israel e o Hamas, a equipe teve dificuldades e medos durante a preparação para a primeira partida. O jogo contra o Líbano, que ocorreu nesta quinta-feira (16), acabou empatado em 0 a 0.
Por questões de segurança, o Líbano mandou a partida num local neutro, não em Beirute. O Estádio Khalid bin Mohammed, en Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, foi escolhido e não teve a presença de público.
O próximo duelo pelas Eliminatória da Ásia será contra a Austrália. A Palestina, que normalmente joga no Estádio Faisal Al-Husseini, na Cisjordânia, vai atuar no Estádio Internacional Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, no dia 21 de novembro.
No final de outubro, parte dos jogadores e comissão técnica conseguiu deixar a Palestina e foi para a Jordânia, onde ocorreram os treinamentos desde o dia 22 para essa estreia na segunda fase das eliminatórias asiáticas.
Contudo, três jogadores palestinos, que deveriam fazer parte do elenco, não conseguiram deixar a Faixa de Gaza por conta dos conflitos. Mais de 10 mil pessoas morreram e dezenas de milhares de feridos, de acordo com o ministério da saúde local.
Palestina é reconhecida na Fifa
A Palestina não é reconhecida como país pela Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a tratá-la como "Estado observador não membro" no final de 2012. Mais de 70% dos membros da Assembleia Geral da ONU reconhecem a Palestina como um Estado, sendo o Brasil um deles.
Por outro lado, a Palestina foi reconhecida como Estado e se tornou membro da Fifa em 1998. A federação de futebol local foi criada em 1928. A seleção disputou as eliminatórias da Copa do Mundo pela primeira vez em 2001. Sua melhor posição no ranking da Fifa foi em 2018 (73º lugar).
Na atual fase das eliminatórias asiáticas, que vai de novembro de 2023 até junho de 2024, são nove grupos com quatro seleções cada. As duas melhores de cada chave avançam na competição. As eliminatórias asiáticas darão oito vagas diretas à Copa do Mundo de 2026, e mais uma poderá participar da repescagem.